terça-feira, 4 de outubro de 2011

Renato, sobre Taça das Bolinhas: 'Dá uma para cada e acaba com a briga’



Renato Abreu no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)
O assunto é antigo e, para muitos, chato. Mas basta vir a tona para se tornar o centro das atenções para rubro-negros e são-paulinos. Foi o que aconteceu nesta terça-feira, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou o recurso do Flamengo e cassou, por 2 votos a 1, a "manutenção de posse" que o São Paulo detinha sobre a Taça de Bolinhas, obrigando o clube tricolor a devolver o troféu aos cofres da Caixa Econômica Federal. O tema repercutiu no Ninho do Urubu, e Renato Abreu sugeriu uma solução mais simples para o imbróglio.

- Voltou de novo? Fica difícil, né? Se fosse eu, dava uma taça para cada e acabava com a briga. Mas é uma coisa de diretoria, de bastidores. Não cabe a nós. É ruim por causa da briga entre clubes que não vale a pena.

Representantes dos dois clubes, no entanto, já se manifestaram nesta terça e não deram nenhum indício de que a proposta de Renato os agrade.

De acordo com o diretor jurídico do Flamengo, o São Paulo deve ser notificado oficialmente nos próximos dias e terá de devolver imediatamente a taça para a Caixa Econômica Federal. Como foi uma decisão de segundo grau, o clube paulista pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça. No entanto, não cabe mais uma suspensão da decisão e a Taça de Bolinhas permanecerá na Caixa até que haja uma solução final para o caso.

A confusão se dá por conta da indefinição sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. A Taça de Bolinhas seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileirão três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Naquele ano, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União, e o Sport venceu o módulo amarelo. O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time de Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal.

No início de fevereiro deste ano, o São Paulo, então considerado oficialmente o primeiro clube a conquistar cinco vezes o título de campeão brasileiro (1977,1986,1991, 2006 e 2007), recebeu da Caixa Econômica Federal, criadora do troféu, a Taça de Bolinhas. No mesmo mês, no entanto, a CBF reconheceu o Flamengo como legítimo campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. O clube pernambucano acionou a Justiça, que obrigou a CBF a rever sua decisão, em junho. Os clubes levaram o caso à Fifa, que se julgou incapaz de julgar o caso e deixou a decisão nas mãos da CBF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário