quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aniversário do 'projeto': em paz com as vitórias, Luxa faz um ano no Flamengo


O "projeto" completa um ano nesta quarta-feira. Contratado para salvar a pátria rubro-negra após péssima passagem de Silas, Vanderlei Luxemburgo chegou ao Flamengo em 5 de outubro de 2010 para uma trajetória que começou cambaleante na luta contra o rebaixamento, mas comemora aniversário sonhando alto, com o título do Brasileirão, apesar dos percalços recentes.

montagem vanderlei luxemburgo flamengo um ano (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) 
As várias expressões de Luxemburgo em 12 meses no comando do Fla (Editoria de arte/Globoesporte.com)

Com 32 vitórias, 26 empates e nove derrotas em 67 jogos, além do título estadual deste ano, Vanderlei Luxemburgo chega à marca que tinha sido alcançada pela última vez por Ney Franco, ainda em 2007. A passagem do atual comandante da Seleção Sub-20, no entanto, teve um ponto final cinco dias após completar um ano, em 29 de maio. Desde então, Luxa é o nono treinador a comandar o Rubro-Negro da Gávea. Ou melhor, do Ninho do Urubu, como o próprio estabeleceu em seu primeiro dia de trabalho, quando passou definitivamente para o centro de treinamento todos os trabalhos do departamento de futebol. No século, somente Zagallo, entre 24 de outubro de 2000 e 15 de novembro de 2001, supera a dupla nos números.


Treinador Período Aproveitamento
Ney Franco 24/05/06 a 29/05/07 52,7%
Joel Santana 05/08/07 a 07/05/08 69,1%
Caio Jr. 11/05/08 a 07/12/08 56,1%
Cuca 12/12/08 a 24/07/09 59,8%
Andrade 25/07/09 a 21/04/10 69,2%
Marcelo Sales (interino por 1 jogo) 25/03/10 100%
Rogério Lourenço 28/04/10 a 26/08/10 45%
Toninho Barroso (interino por 1 jogo) 29/08/10 0%
Silas 01/09/10 a 12/10/10 30%
Vanderlei Luxemburgo Desde 5 de outubro de 2010 60,6%
O aproveitamento de 60,6%, por sua vez, coloca Vanderlei Luxemburgo na quarta colocação em aproveitamento desde a saída de Ney Franco - considerando o interino Marcelo Sales, que venceu a única partida que comandou o time após a demissão de Andrade. O treinador campeão brasileiro, inclusive, é quem vem logo em seguida, com 69,2% em cerca de oito meses. A marca é quase idêntica à de Joel Santana, único que deixou o clube por vontade própria. Com 69,1% entre agosto de 2007 e maio de 2008, o “papai” trocou o Fla pela seleção da África do Sul.

O apoio irrestrito da presidente Patrícia Amorim, entretanto, é um indício de que Luxa não terá problemas em superar a marca de Ney Franco, já na próxima segunda-feira, após o Fla-Flu. A primeira partida desta terceira passagem do treinador pelo clube aconteceu no dia 7 de outubro, com triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-GO. Foi o pontapé inicial da campanha de três vitórias, cinco empates e três derrotas, que impediu o rebaixamento para a Série B na penúltima rodada, graças a uma combinação de resultados.

Já em 2010, com liberdade para montar o elenco e trabalhar desde a pré-temporada, o início de temporada foi avassalador. Apesar de questionamentos sobre o desempenho em campo, Luxa, que apresentou estilo mais despojado no lugar do tradicional terno, viu o Flamengo ser campeão estadual invicto e se manter desta forma até a 26ª partida na temporada, quando caiu diante do Ceará, no Engenhão, pela Copa do Brasil. O revés acabou sendo decisivo para a primeira frustração, com a eliminação da competição nacional uma semana depois, em Fortaleza.

Empates, críticas e show na Vila Belmiro

Em 67 jogos, o Flamengo tem 32 vitórias, 26 empates e nove derrotas nos últimos 12 meses
A goleada de 4 a 0 sobre o Avaí na estreia no Brasileirão, com atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho, foi empolgante, mas veio seguida também de quatro empates consecutivos que trouxeram à tona questionamentos. Mantendo-se tranquilo, Vanderlei não se cansou de reafirmar a confiança em seu projeto a longo prazo e foi recompensado com uma boa fase que teve o ápice na vitória de virada por 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada. A esta altura, o Fla disputava palmo a palmo o topo da tabela com o Corinthians, até mais uma vez ser afetado por um período de altos e baixos.

Recordista de invencibilidade em um início de Brasileirão em pontos corridos, o Flamengo foi superado por 4 a 1 pelo Atlético-GO, em casa, pela 17ª rodada, na segunda partida de uma série de dez jogos sem vitórias que o derrubou da segunda para a sexta colocação. Era o pior momento de Luxa no retorno ao clube do coração. A tolerância de Patrícia Amorim misturava apoio e cobranças, e uma declaração deu o tom da situação para a partida contra o América-MG:

- É o período mais difícil do ano. Os resultados têm de acontecer. Fui atleta olímpica, de alto nível. Minha formação como dirigente também me ensinou que a sua sobrevivência no esporte é pautada em cima de resultados. Eu sei, os treinadores sabem, os jogadores sabem. É assim que funciona.

Cobrança feita, resultado conquistado. Os 2 a 1 diante dos torcedores, no Engenhão, foi a primeira vitória no campeonato sem Ronaldinho e levou paz ao time, que consolidou a volta por cima ao repetir o placar no Morumbi, no último domingo, sobre o São Paulo.

Para os jogadores, um ‘pai’

O momento de calmaria permite celebrações pelo aniversário do técnico no comando da equipe. Por parte dos jogadores, que foram recebidos por Luxa em sua casa para um churrasco na última semana, sobram elogios.

Thiago Neves, Ronaldinho e Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Nina Lima / Vipcomm) 
Luxa entre Thiago Neves e R10, os dois principais jogadores destes 12 meses (Foto: Nina Lima / Vipcomm)

- Um dos motivos de eu ter vindo para o Flamengo foi para trabalhar com o Luxemburgo. É um treinador vencedor, que sempre busca os títulos, e sabia que alguma coisa iríamos conquistar. É marcante conviver com quem já treinou o Real Madrid, a Seleção Brasileira... – disse Thiago Neves.

O camisa 7 falou também sobre o estilo paternalista de Vanderlei nos 12 meses de Fla.

- Com vocês (jornalistas), ele é uma coisa, mas com os jogadores é tranquilão, parceiro, amigo de todo mundo. Sempre procura ajudar em campo. É um paizão para todos.

As palavras encontraram eco em Renato Abreu, que desejou vida longa ao comandante no clube.

- O Vanderlei é extremamente emotivo, passa isso durante os jogos. Apesar da imagem de ser durão e de cobrar bastante, que foi como ele conseguiu os objetivos na carreira, é um pai para nós. Sempre dá força para todos os jogadores. É o técnico que o Flamengo precisava. Ele conhece o clube, conhece a força e é flamenguista. Espero que ele fique mais um ano.

No que depender do contrato, o desejo de Renato será realizado. Vanderlei Luxemburgo tem compromisso assinado com o Flamengo até o fim de 2012. Mas como já avisou Patrícia Amorim: “Os resultados têm que acontecer”. Por enquanto, o momento é de celebrar o primeiro ano do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário