quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pelo menos nos números, Engenhão é a casa do Fla em clássicos cariocas


Com base nos números, estatísticas e retrospecto positivo, o Flamengo pode dizer que está em casa no Engenhão. Enquanto a torcida ainda está longe de ficar à vontade no estádio e os saudosistas lembram do Maracanã, um levantamento mostra a força do Rubro-Negro e guarda boas recordações dos clássicos Fla x Flu.

No domingo, às 16h, será a quinta vez que Flamengo e Fluminense se enfrentam no Engenhão. Nos quatro jogos disputados até agora, o Rubro-Negro está invicto diante do Tricolor, com três empates e uma vitória.

Leo Moura e Maicosuel, Botafogo x Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Flamengo não perde um clássico há mais de 16 meses (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)


E o bom retrospecto se estende aos duelos contra Botafogo e vasco, já que o Flamengo nunca foi derrotado em um clássico estadual no Engenhão. Foram 15 partidas, com quatro vitórias e 11 empates.

Três jogadores que estarão em campo no domingo também guardam boas recordações do estádio. Renato Abreu, Deivid e Thiago Neves são os artilheiros do Flamengo no Engenhão, com sete gols cada, seguidos por Adriano - hoje no Corinthians - com seis. Ronaldinho Gaúcho balançou as redes quatro vezes. Domingo, o camisa 10, que está com a Seleção Brasileira, desfalcará a equipe.

Como diz Vanderlei Luxemburgo, futebol não é uma ciência exata. Mas os bons números diante dos rivais vão além. O Flamengo não perde um clássico estadual há mais de um ano (15 jogos).

O último algoz foi justamente o Tricolor, que venceu o Rubro-Negro por 2 a 1 no dia 26 de maio de 2010. O estádio ainda era o Maracanã, e o goleiro Bruno fez o gol de honra do Flamengo. De lá para cá foram disputados 15 clássicos, com quatro vitórias e 11 empates.

Fla x Flu no Engenhão

Dia 19 de setembro de 2010: empate em 3 a 3 pelo 2º turno do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Deivid (2) e Renato, para o Flamengo. Rodriguinho (2) e Leandro Eusébio fizeram para o Fluminense;
Dia 13 de março de 2011: empate em 0 a 0 pelo Campeonato Carioca;
Dia 24 de abril de 2011: empate em 1 a 1 pela semifinal da Taça Rio, gols de Rafael Moura e Thiago Neves (Flamengo venceu por 5 a 4 nos pênaltis); e
Dia 10 de julho de 2011: vitória do Flamengo por 1 a 0 pelo 1º turno do Brasileiro, gol de Willians.

Clássico estaduais no Engenhão

4 vitórias: Brasileiro de 2009 (1 a 0 sobre o Botafogo), Carioca de 2011 (2 a 1 sobre o Vasco, e 2 a 0 diante do Botafogo) e Brasileiro de 2011 (1 a 0 diante do Fluminense)
11 empates (cinco contra o Botafogo, três contra o Fluminense e três diante do vasco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário