quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Patricia responde: ‘Quando o futebol vai mal, os covardes aparecem’




Patrícia Amorim, presidente do Flamengo (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)

 Patricia Amorim não deixou a bola quicar. Assim que soube da entrevista do ex-presidente do Flamengo, Marcio Braga, criticando agressivamente sua gestão, a atual presidente rubro-negra respondeu. E não baixou o tom. A mandatária disse que não poderia se calar diante de tanta “bobagem” e classificou as acusações do ex-presidente como levianas e covardes. Fez questão de falar sobre cada ponto abordado pelo antecessor em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM - e foi detalhista.



Abaixo os principais trechos: 


Marcio disse que José Carlos Peruano, sócio que agrediu o conselheiro Arthur Muhlemberg nesta semana, é ligado à sua gestão e a seu marido. É verdade?

PATRICIA AMORIM: Ligado em que sentido? Eu quero que diga como. E quero que prove. Ele é sócio - e não fui eu que dei o título. Fui apoiada por muita gente. Siro Darlan fez campanha para mim, o doutor Marcelo Antero fez também. Isso é uma bobagem, é ridículo. Meu marido é ligado a mim, a meus filhos. Fui apoiada por mais gente do bem do que do mal. No caso da agressão, aplicamos a punição máxima que podemos dar, que o clube determina em estatuto. Dei a punição preliminar que o estatuto permite (30 dias) e será criada uma comissão para investigar. Não quero nem saber se é Peruano, se é fulano. Não tenho rabo preso com ninguém. Na minha vida política, não devo nada a deputado, senador, prefeito. Não devo nada. 
O ex-presidente disse também que a folha de pagamento está acima do orçamento. Como a gestão atual responde?
O que ele está falando é mentira. Imagina ter uma folha de R$ 11 milhões. Cada um fala o que quer, e a gente tem que provar. Nossa folha é de cerca de R$ 6,5 milhões. Subiu como a receita subiu. E nossa receita mais do que subiu. E vamos falar dele. O que ele deixou de legado no Flamengo? Estou construindo o CT. A previsão de arrecadação do orçamento não é de R$ 130 milhões/ano, e sim de R$ 150 milhões. Temos cumprido com o orçamento, cumprimos em 2010. Estou muito segura disso. É uma agressão absurda.
Ele disse que você mudou para pior as áreas de marketing, finanças e jurídico. 

Os membros do jurídico são absolutamente os mesmos. Não mandamos um advogado sequer embora. Alguns escritórios permanecem os mesmos e não houve reformulação. No marketing saíram alguns e entraram outros. Não teve nenhum tipo de litígio. Não teve perseguição. O financeiro, que hoje está no Vasco, não nos atendeu. Parece que todos foram para o Vasco. Nós encontramos prejuízos ao Flamengo, pessoas que estavam em outra administração. A folha que ia para o banco não era a mesma da contabilidade do clube. Demos chances para os bons funcionários. Quando encontramos funcionários que deram prejuízos ao clube, mudamos. Mas é tudo comprovado. Temos provas de tudo isso. Quem tem de da dar explições é quem estava antes. Ser incompetente é uma coisa. Se no fim do ano não tiver alcançado os resultados, concordo com a crítica. Acho que ainda é muito cedo, estamos há dez rodadas muito mal. Mas aceito as críticas. Não peço licença toda hora. Peço uma semana em julho e só. As pessoas votaram em mim com um vice-presidente que tem minha confiança (Hélio Ferraz). Eu nasci no Flamengo. A presidente do Flamengo hoje frequenta o Flamengo, e não o Country Club. Quantos jogadores eu vendi? Não fiz nada disso. O que temos é a valorização desses meninos, não cedi com as propostas. E o que eles me deixaram? É uma discussão que, infelizmente, não leva o Flamengo a nada. 

E a questão da explosão da dívida?

Eu sirvo e vou servir o Flamengo depois de ser presidente. Nunca vi o Marcio Braga numa reunião do Conselho Deliberativo, no Conselho de Administração. Não aparece, não vejo. Eu dou a cara para bater. Ele deveria ir às reuniões do conselho. Ele pagou imposto? Tenho dificuldade, confesso. Mas ele pagou? Os impostos nem eram recolhidos. E a dívida rola - viram milhões e milhões. As dívidas que eu faço não vou deixar para quem vem em seguida. Tudo tem sido pago. Dos jogadores que mandamos embora, com toda dificuldade, eu venho pagando.

E o Zico? Marcio disse que ele foi desrespeitado pela sua gestão.

O Zico fez campanha para o Delair. Nunca politizei esse assunto. Fizemos o acordo com o CFZ, depois o CFZ fez outro acordo e não comunicou ao Flamengo. Foi um grande prazer ter o Zico, mas as coisas não funcionaram. Dez dias depois que ele entrou, houve o caso Bruno. As coisas não aconteceram. A culpa é de todos nós. Assumo minha parcela, o Zico assumiu a dele, o Zico é forte. As pessoas têm que enxergar. Eu não tirei o Zico, nem tiraria. Ele me mandou mensagem, ele saiu. Depois, não falei mais com ele. Jamais tiraria o Zico. E não tenho nenhuma mágoa. Aguentei isso firme. Acho que o Zico sentiu-se confortável para vir, mas as coisas não fluncionaram. O problema do Zico não é comigo. É com o Conselho Fiscal, que fiscaliza o Flamengo. Eu também tenho problema com eles, mas fico na minha, resolvendo. Para mim, é uma situação muito tranquila. Já encontrei o filho do Zico, a Sandra, esposa do Zico, mandei mensagem quando ele completou 40 anos como federado no Flamengo.

Marcio disse que você recebeu o clube com dinheiro em caixa. É verdade?

Estou pagando impostos, salários, fazendo obras. Não quero entrar na polêmica com ele. Recebi o clube com R$ 80 milhões de verba antecipada e dívida de R$ 350 milhões. Aí ele vem de graça falar. Tem suspeita de corrupção? Prova! As contas dele foram aprovadas cheias de restrições, de ressalvas. Se for ver os contratos, o da Rede Globo vai sair de R$ 45 milhões para R$ 100 milhões. A gente faz investimento para fazer essa quantidade de obras na Gávea. O Flamengo não quebrou, não faliu. É capaz de pagar as contas, de cumprir os compromissos. Fazemos investimento para melhorar a profissionalização do clube. E vou fazer. Sou capaz de pagar e estou sendo. Há 20 meses meus salários estão em dia. Não me lembro de na gestão dele estararem em dia. Não lembro mesmo. E não me omito e viro as costas para as dívidas que tenho. Se estou atrasada, estou atrasada. O Flamengo é o maior clube do Brasil, de maior torcida. Não sei se é o de maior valorização da marca, mas está sempre entre os melhores. Nunca pode dizer que um clube como o Flamengo faliu. Temos cerca de nove mil associados e mais de 700 produtos licenciados.

Como é, no meio dessa fase difícil do futebol, aparecer mais essa crise?

O Flamengo é sempre assim, vive essa ebulição política. Não é de hoje. Quando o resultado do futebol começa a não ir bem, aí os covardes se apresentam. Agora, quero ver a coragem de me enfrentar como enfrento todos os conselheiros todos os dias no clube. Com sabedoria, educação e sutileza. Sempre fui contida e preocupada em não atacar a gestão anterior. A partir do momento em que sou agredida, me vejo na obrigação de responder. Quero saber se ele gostou do resultado da Copinha. Estamos fazendo algo que vamos deixar. Alguma vez ele foi no Tigres, no Madureira? Ele conhece os jogadores da base como eu, conhece as famílias? Se ele quer tumultuar, tudo bem. Aqui vai encontrar uma mulher muito corajosa. Antes tivesse a nobreza e o compromisso com o Flamengo de falar isso para mim. Me ligasse e falasse para mim. Ia ouvir. Dessa forma, covarde, respondo com a coragem da primeira mulher presidente de um clube de futebol no Brasil.

Como é sua relação com Marcio Braga? 

Não tenho relação com ele. Estou há um ano e nove meses na presidência e não fico falando mal dele, não jogo sujo. Estou à disposição de qualquer presidente, não quero saber. Ele acha que é maior que o Flamengo, mas não é. O Flamengo é o Flamengo com ele e sem ele. Com Patricia e sem Patricia. Com Ronaldinho e sem Ronaldinho. Com Zico e sem Zico. Estou dando a minha contribuição diária. Eu vou entregar o CT para o próximo presidente. O que ele entregou para mim? Uma dívida de quase R$ 400 milhões. E tem mais coisa. Na época em que o Marcio era presidente, ele tinha o Dr. Pedro Trengrouse como seu assessor especial e jurídico. Era pessoa jurídica e recebia por nota do clube. Vale destacar que este advogado é tricolor. Coincidência ou não, é este mesmo advogado que está à frente da causa do Sport, contra o Flamengo, na questão do título de 87, que o Marcio nunca correu atrás do reconhecimento.

Ele criticou também o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro (Capitão Léo)... e algumas pessoas que fazem parte da sua gestão. 

O (Alexandre) Wrobel (vice de patrimônio) nem era da minha chapa. O Michel Levy (vice de finanças) não é ligado a ninguém. Hélio Ferraz foi o presidente depois do Edmundo Santos Silva. O Henrique Brandão (vice de marketing) é muito mais ligado ao Veloso (Luiz Augusto, vice de futebol). O Veloso foi vice do Marcio Braga em 90, eleito na chapa dele. Tenho 24 anos de serviços dedicados ao Flamengo. Essas pessoas estão entrando na vida do clube agora. Fui vice-presidente do Marcio Braga, não tem cabimento. O Capitão Léo foi eleito presidente do Conselho Fiscal durante o exercício do Marcio Braga e reeleito no meu mandato. Se ele vincular a mim, vou vincular a ele. É surreal. É votado diretamente pelos sócios, não tem nada a ver com diretoria. É o sujo falando do mal lavado.

Marcio levantou também suspeitas de corrupção no clube.

É leviana essa acusação. Se continuar falando sobre isso, vai ser convocado a prestar esclarecimentos. Só pode falar a partir de provas. Vou a todas as reuniões do conselho, todas. Falo com repórteres, vou aos jogos. Não me escondo. Não peço licença toda hora. Estou limpando uma porção de lambança que ele fez. Ele perdeu uma eleição dias depois de ser campeão brasileiro. Não foi por acaso. O sócio respondeu porque sabe que não vale ganhar a qualquer preço. O sócio estava insatisfeito. O patrimônio estava dilacerado, instalações depredadas, falta de organização na base. Sempre se sustentou nos resultados do futebol, mas num determinado momento o sócio deu um basta.

Como está a situação financeira do clube? 

Cheguei com quatro ações na Fifa. Hoje, não há nenhuma. O Flamengo não tem penhora, não deve a nenhuma confederação ou federação. Deixaram uma dívida de R$ 13 milhões com a BWA (empresa de confecção de ingressos) sem pedido de autorização do conselho para fazerem o empréstimo. Depois de perderem a eleição - pegaram mais R$ 5 milhões. Será que eles fizeram esse pedido? Pode ser que eu encontre. Mas estamos pagando essa dívida... faltam três milhões e pouco. Vou entregar o Flamengo em dezembro do ano que vem com a dívida paga e começando a dar lucro de bilheteria.

E as críticas sobre o Flamengo não buscar estádio?

Na época em que a prefeitura abriu a licitação, o único presidente que não quis o Engenhão foi o Marcio. Ele não quis porque queria construir um shopping na Gávea e nem participou do processo de concessão. O que eles vão ter que engolir, como diz o nosso bom Zagallo, é que não deixaram patrimônio para os sócios. Estou deixando uma valorização infinitamente superior que eles não foram capazes de deixar em prática. Vou deixar o CT, a Gávea revitalizada. Acho o fim do mundo o Marcio Braga fazer essa crítica. Ele não tem moral para falar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário