terça-feira, 5 de julho de 2011

Renato recorda dobradinha contra Rogério Ceni: ‘Ele não teve reação’

A recordação vem à cabeça de Renato ao ser questionado se lembra quando conseguiu transpor a barreira de Rogério Ceni. O ano era 2002. O meia do Flamengo defendia o Corinthians diante do São Paulo, com Kaká, no Torneio Rio-São Paulo. Na verdade, foram duas bolas de Renato que o goleiro não pegou mesmo. E inusitadas para o jogador que tem como forte a perna esquerda: uma cabeçada e um chute potente de direita garantiram a vitória por 3 a 1.

Pelo Flamengo, Renato ainda não balançou a rede de Rogério, adversário desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão, pela oitava rodada do Brasileiro. No Corinthians, o jogador também fez gol de falta no goleiro, mas as recordações são do dia em que o camisa 1 “não teve reação”.

- Aquelas duas bolas ele não pegou mesmo. Comecei no banco, entrei e fiz dois gols. Um de cabeça, depois de cruzamento do Deivid (seu companheiro hoje no Flamengo), e outro com um chute de perna direita. Ele não teve reação - recordou Renato.

Renato treino Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM) 
Renato é uma das armas do Fla: bombas de longe e cobranças de falta (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

No duelo pelo Rio-São Paulo, Renato entrou com a camisa 20 na vaga de Gil, aos 23 minutos do segundo tempo. Aos 29 e aos 38, ele fez os gols que decretaram a vitória corintiana. Nas imagens, Ceni realmente fica parado, sem reação nos dois lances. Na ocasião, o Timão quebrou um jejum de cinco partidas sem vitórias sobre o Tricolor.

- Pelo Flamengo, ainda não consegui fazer gol no Rogério. Espero ter essa possibilidade nesta quarta-feira.

Oito anos depois, Rogério e o São Paulo vivem um momento conturbado. Depois de cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão, o time foi goleado por 5 a 0 pelo Corinthians e perdeu por 2 a 0 para o Botafogo, no Morumbi, resultado que o tirou da liderança (atualmente é o segundo, com 15 pontos). Nos dois jogos, Ceni falhou feio. Renato, no entanto, não espera o goleiro abatido no Rio.

- Rogério é um grande goleiro. Não podemos deixar de lembrar que ele tem uma história bonita no São Paulo, que já passou por dificuldades, mas deu muitas voltas por cima. Teve duas falhas, sim, mas pela pessoa e pelo profissional que é dá tranquilidade ao time dele.

Com a entrada do volante Airton no time, Renato continua na posição, mas terá mais liberdade para chegar na frente. A tendência é que os chutes de média distância reapareçam. O respeito existe, mas é preciso arriscar.

- Quando se trata de um goleiro menos experiente, sem tanta bagagem, é válido testar. Com o Rogério, tem que respeitar. Arriscar é sempre normal, independentemente de qualquer goleiro. Temos de procurar tentar, temos de procurar fazer gols.

O Flamengo está em sexto na tabela, com 13 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário