terça-feira, 14 de junho de 2011

Teste para o torcedor: começar em desvantagem vira hábito do Fla

 
Renato Luxemburgo treino Flamengo (Foto: Ag. Estado)
A vitória convincente sobre o Avaí na estreia no Campeonato Brasileiro deu a impressão de que seria um Flamengo empolgante. A goleada por 4 a 0, com bom futebol, rendeu justos elogios ao time. Três rodadas com empates seguidos depois, os jogadores começam a ter de dar explicações pela falta de vitórias contra Bahia, Corinthians e Atlético-PR. E mais: nas três partidas, o Rubro-Negro ficou em desvantagem no placar e teve de buscar a reação.

Os jogos viraram testes para o torcedor. Contra o Bahia, a equipe começou perdendo, conseguiu a virada, mas permitiu o empate no fim: 3 a 3. Contra o Timão, em casa, sofreu um gol ainda no primeiro tempo e conseguiu a igualdade pouco antes do intervalo. Diante do Furacão, permitiu que o adversário marcasse na etapa final, mas conseguiu reagir: 1 a 1.

- Sair sempre atrás é difícil, principalmente no Brasileiro. Jogar dois jogos fora de casa e buscar o resultado não é fácil (contra Bahia e Atlético-PR). O outro jogo em casa foi contra um time mais acostumado a brigar por títulos, um clássico (Corinthians). É sempre difícil psicologicamente, há o desgaste para fazer o gol, o adversário em vantagem recua, joga no contra-ataque. Mas nossa equipe está surpreendendo, o trabalho do Mello (Antônio, preparador físico) é muito bom. Pela circunstâncias, pelos jogos que tivemos, tivemos força para empatar e até virar, mas tomamos o gol no fim (contra o Bahia). Isso mostra que estamos no caminho certo. Imagina quando conseguirmos sair na frente.

Renato atribui este retrospecto negativo à postura ofensiva da equipe.

- Nossa equipe é acostumada a jogar para frente, não consegue jogar recuada. Temos um treinador com essa filosofia de trabalho, os jogadores que estão aqui têm esse costume, nossa torcida grita, empurra. Dificilmente vamos jogar recuados. Talvez por isso deixamos alguns espaços para os adversários fazerem os gols.

O camisa 11 lembra que o Flamengo joga com três armadores, tanto que ele foi recuado por Vanderlei Luxemburgo para a função de segundo volante.

- Às vezes, o time fica exposto, jogamos com três meias ofensivos, que são Thiago Neves, Ronaldinho e Bottinelli. Cabe a nós procurar ajudar a equipe por trás. Sofremos um pouquinho, mas procuramos fazer o gol.

Depois de um dia de folga, os jogadores voltaram ao trabalho nesta terça-feira. Os titulares fizeram uma atividade regenerativa, no Ninho do Urubu. Nesta quarta, os treinos serão em dois turnos, também no CT. No domingo, o Mengão enfrenta o Botafogo, no Engenhão, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário