sexta-feira, 17 de junho de 2011

Luxemburgo veste armadura contra críticas e programa treino fechado


Vanderlei Luxemburgo projetou para o Flamengo a conquista de pelo menos oito dos 12 pontos disputados nos quatro primeiro jogos do Brasileirão. A ideia era chegar na quarta rodada entre o primeiro e o quarto lugares. O time, no entanto, conseguiu apenas 50% da pontuação. Depois da vitória por 4 a 0 sobre o Avaí na estreia, em Macaé, empatou com o Bahia, em Salvador, Corinthians, no Rio, e Atlético-PR, em Curitiba. Os seis pontos deixaram a equipe na 11ª posição, e os resultados começaram a gerar críticas.

Vanderlei Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM) 
 
Luxa mudou o ataque e pretende fazer novos testes nesta sexta, mas sem a presença da imprensa (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
 
- Deveria ter vindo para a entrevista com uma armadura (risos). Desde o início da temporada estamos recebendo críticas, desde janeiro estamos matando um leão por dia. Isso é o futebol. Se começarmos a ganhar, muda tudo de novo.

Para lidar com as cobranças, Luxa não só veste armadura como empunha um escudo. Ele lembra que o time, apesar de muitas vezes contestado, tem bons resultados na temporada (17 vitórias, 13 empates e uma derrota).

- Se eu falar que perdemos um jogo em seis meses, não estou mentindo, né? Se eu falar que estamos a dois pontos do terceiro colocado (Palmeiras), não estou mentindo. Que conquistamos o título carioca invicto. Se tivéssemos vencido o Bahia (empate por 3 a 3), estaríamos em terceiro lugar. Nos três empates erramos nos detalhes. Contra o Bahia, vencíamos o jogo até o fim e permitimos o gol num erro individual (do volante Fernando). Contra o Corinthians, foi um drible sobre um jogador (Weldinho passou por Egídio e deu o passe para o gol do Timão). Contra o Atlético-PR, o cara (Madson) bateu uma falta perfeita.

Neste domingo, o time enfrenta o Botafogo, no Engenhão, pela quinta rodada. No sábado seguinte, vai receber o Atlético-MG, no Rio. A nova projeção estabelece 100% de aproveitamento.

- O que fugiu do nosso planejamento foi o jogo do Bahia, que estava praticamente ganho. Vamos correr atrás desses seis pontos. Dois jogos em casa ajudam bastante, independentemente de um deles ser clássico. A casa é do Botafogo, não tem como não ser, mas o Flamengo joga bem lá.

Às véspera do clássico, Caio Júnior decidiu trabalhar com portões fechados no Alvinegro. Luxa avisa que fará o mesmo.

- Vou treinar assim também (na tarde desta sexta-feira). Começamos empatados já (risos).

No coletivo desta quinta, Luxemburgo escalou Deivid no lugar de Wanderley no ataque. Além dele, o time teve Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior César; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho. É possível que ele faça outras mudanças.

Botafogo e Flamengo vão jogar às 16h (de Brasília). O Alvinegro é o quinto, com sete pontos, apenas um a mais que o rival.



Nenhum comentário:

Postar um comentário