sábado, 12 de março de 2011

Em treino de luxo, Cesar Cielo inicia busca pelo ouro no Mundial de Xangai

natação Cesar Cielo parque aquático julio delamare (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
O reflexo na saída não foi o habitual, o pé tocou de leve a borda na virada e os últimos metros da prova foram mais longos do que pareciam ser. O tempo não foi o que pretendia fazer em sua primeira competição da temporada, mas ainda assim Cesar Cielo chegou na frente e tentou ver o lado bom do treino de luxo no Parque Aquático Julio Delamare. Na manhã deste sábado, ele venceu os 100m livre com 50s68, quase 1s50 acima da marca que tinha estabelecido como meta juntamente com o técnico Alberto Silva para a atual fase de treinamento.

Cielo caiu na água por volta das 9h10m. Ainda estava sonolento e com o corpo sentindo os sinais de um forte trabalho físico realizado na véspera e com a mudança no planejamento da preparação que diferentemente dos anos anteriores compreende um volume maior dentro d'água do que fora da piscina. Ele ainda tinha dúvidas se nadaria com a sunga ou com a bermuda, mas a opção foi por alcançar a marca de 49s e baixo com a sunga.

- Não saiu nada do plano de prova, mas essa semana foi muito forte. A ideia de participar deste evento para ver como está nosso treinamento (da P.R.O 16). Essa prova mostrou que estamos treinando muito duro. Nunca me senti atrás da baliza assim. Acordei meio que dormindo, a prova foi mais cedo do que o normal e cheguei exausto. Mas ontem eu fiz agachamento com 140kg e acabou sendo bom. O importante foi completar a distância. Semana passada, num tiro de treino eu não consegui. A vitória foi um alívio porque o Nicholas dos Santos fez uma pressão - sorriu, lembrando que seu parceiro de Flamengo e P.R.O 16 fez 50s85.

O campeão olímpico e recordista mundial nunca treinou tanto na vida. Os 4km diários de outras temporadas viraram 8km. O trabalho de musculação foi diminuído. O ano é de mudanças. A única coisa que se mantém intacta é a cobiça pela medalha de ouro.

- O meu corpo está mudando, estou ficando mais velho. Achei que precisava de mais resistência e base e não priorizar a parte física mais do que a dentro d'água. Agora é focar no Grand Prix de Michigan onde vou encontrar alguns dos meus adversários. Quero também ganhar os 50m e os 100m livre na seletiva olímpica. Acho que só lá vou definir meus tempos no papelzinho depois da seletiva mesmo. Eu quero nadar lá na boa e me sentir confiante. Sei que o Nicholas e o Bruno Fratus vão chegar forte. Vai ser ótimo vencer. Se não acontecer, deixa o pessoal ver no Mundial - afirmou, sempre marcado de perto por jovens nadadores das divisões de base que não se cansam de tirar fotos ao seu lado.

Cielo está de olho em suas marcas e também acompanhando os resultados dos rivais pela internet. Sabe que os franceses Alain Bernard e Fred Bousquet devem treinar todos os dias pensando em batê-lo, mas dá de ombros.

- Deixa eles ficarem pensando mesmo. Daqui a umas três semanas eles vão nadar a seletiva do país deles e vai ser legal para ver como estão para que eu possa me preparar e nadar abaixo dos tempos deles.

Em busca dos dois bicampeonatos mundiais

Alberto Silva, técnico de Cielo, contou que o nadador ficou chateado com seu desempenho logo depois da prova, mas depois voltou a mostrar confiança.

- Hoje, durante o aquecimento, eu achei que ele estava nadando bem e conseguiria fazer a marca que combinamos, mas não saiu nada. Ele ficou um pouco chateado no momento e logo depois veio me dizer que teria feito a prova melhor se nadasse de novo. E isso que importa. Como único técnico dele agora, vou ter uma responsabilidade maior de estar à frente da preparação dele para uma competição grande. Mas estou me sentindo bem e ele também.

O treinador não tem dúvidas de que seu pupilo, agora em tempo integral, tem tudo para conquistar o bicampeonato em Xangai e com os melhores tempos do mundo.

- Conheço Cesar há muitos anos e ele está cada vez mais confiante, focado e motivado. O pensamento dele é nadar mais rápido, conseguir o melhor tempo sem os trajes especiais. E eles possivelmente serão os melhores tempos do mundo. Cesar tem chegado confiante antes das provas, tem dominado os adversários e a ansiedade antes de cair na água. Se seguir assim, vai ser campeão mundial nos 50m e nos 100m livre - disse o treinador.

Até lá, a rotina será intensa e com pouco tempo para diversão. As "baladas" ficarão para depois.

- Olha essa música que está tocando na premiação parece de balada, hein? Não vou ter isso tão cedo - brinca Cielo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário