segunda-feira, 22 de junho de 2015

Trabalhar, trabalhar, trabalhar: o lema de César para crescer e bater o vasco sanitário


César, Flamengo x Atlético (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
"Eu acordo pra trabalhar, eu durmo pra trabalhar, eu corro pra trabalhar". O goleiro César não é o "Capitão de Indústria" da música assinada pelos Paralamas do Sucesso em 1996, mas tem no verbo trabalhar seu lema principal. É a palavra de ordem escolhida para evoluir no gol rubro-negro e vencer o Vasco, no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, no Mato Grosso. Após a derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, em sete minutos e 50 segundos de entrevista, usou-a no infinitivo, gerúndio, particípio e presente. Dezenove vezes.

Perguntado se aumentou a intensidade dos seus treinos após a lesão de Paulo Victor, titular da posição, começou o discurso centralizado no trabalho.

Infinitivo, particípio, presente, passado, gerúndio... César aludiu ao verbo trabalhar por 19 vezes em sete minutos e 50 segundos atendendo à imprensa no Maraca.

 - Não muda muita coisa. Tenho trabalhado sempre, independentemente de jogar ou não. Sempre me predispus a trabalhar como se fosse jogar ou não, e a oportunidade veio. Não da maneira que eu queria, estou torcendo muito pelo PV, mas a oportunidade veio e estou preparado para cada vez mais me aperfeiçoar. A responsabilidade era muito grande, o Paulo Victor é um dos melhores goleiros do Brasil. Mas eu já vinha treinando antes dele se machucar, então sempre trabalhei, me empenhei e me dediquei, porque sabia que uma hora a oportunidade iria chegar. Ele me deu um abraço, a gente conversou, como sempre conversa. Um apoia o outro. Tenho certeza que, assim como todas as vezes que torci por ele, dessa vez ele torceu por mim - disse.

César, de 23 anos, já sofreu questionamentos no início do período em que substituirá Paulo Victor. O segundo gol do Atlético-MG, no sábado, foi considerado defensável por alguns críticos e torcedores. O jovem discordou, mas prometeu trabalhar em cima do lance para chegar em bolas desse tipo.

- Pode ter certeza que eu vou ver o vídeo diversas vezes. Para mim, era indefensável. Mas eu sempre vou trabalhar para que eu possa chegar nessas bolas indefensáveis. Vou ver os vídeos não só dos gols, mas também de todos os lances para trabalhar cada vez mais e ficar mais tranquilo para fazer as defesas e o meu melhor. Minha responsabilidade não é sempre fazer grandes jogos, é sempre fazer o meu melhor. Se tiver algo que errei, pode ter certeza que eu mesmo vou me avaliar, vou olhar e observar, porque quero evoluir - afirmou.

César posa com família após Flamengo x Galo (Foto: Arquivo pessoal) 
César posa com a esposa Amanda e familiares antes do jogo com o Galo (Foto: Arquivo pessoal)


A respeito do duelo contra o arquirrival na capital mato-grossense, celebra uma semana cheia "de trabalho" para aparar as arestas e chegar ao clássico em condições de bater o rival e se afastar da zona de rebaixamento, condição comum aos dois adversários no momento.

 - Clássico sempre é motivacional, não precisa de muita coisa. Só o fato de a gente jogar contra o Vasco já motiva. Mas, independentemente do jogo que for, a gente precisa entrar concentrado e consciente do que a gente precisa fazer em campo. E trabalhar. Temos uma semana para trabalhar. Então que a gente possa acertar o que estiver de errado ali. O Cristóvão vai conversar com o grupo, e vamos conversar juntos e nos levantar juntos. Temos uma semana de trabalho contra o Vasco para que a gente entre em campo e conquiste essa vitória, que será muito importante para a gente. Precisamos trabalhar essa semana inteira. Como tenho falado do trabalho, quanto mais se trabalha, mais confiante a gente fica para jogar - avaliou.

César tem muito a trabalhar. É amigo e fã de Paulo Victor, mas, com sua palavra-chave, espera escrever a própria história no Rubro-Negro.

- Sem dúvida (que PV o inspira). Ele é vencedor, conquistou o espaço dele. Agora cada um tem uma história, eu tenho trabalhado e feito o meu melhor nos treinamentos para quando a oportunidade vier, assim como veio e como vou ter talvez nesses próximos jogos, eu estar preparado e seguro para poder fazer o meu melhor dentro de campo - encerrou. 

Família de César acompanha o jogador na maioria dos seus jogos (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com) 
Família de César acompanha o jogador na maioria dos seus jogos (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário