domingo, 10 de maio de 2015

Flamengo inicia Brasileiro sem os esperados reforços e justifica demora: "Cautela"


A ansiedade toma conta da torcida do Flamengo quando o assunto é reforço. A diretoria e o técnico Vanderlei Luxemburgo já tornaram pública a procura por jogadores de nome e experiência para o Campeonato Brasileiro, principalmente no setor ofensivo, mas nenhuma situação foi concretizada até o momento. Por isso, o Rubro-Negro vai iniciar a competição nacional neste domingo, contra o São Paulo, com o que tem.

O lateral-esquerdo Armero foi contratado recentemente, mas veio reforçar a defesa. Para o setor ofensivo chegou Almir, que não empolgou os torcedores. Faltam os tais grandes nomes. Segundo o diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano, a demora na batida de martelo se dá por um motivo: cautela. O Fla está estudando o mercado na busca por até dois atletas e não pretende dar espaço para erro na hora de fazer essas contratações mais robustas.

Rodrigo Caetano conversa com o vice de futebol, Alexandre Wrobel (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Rodrigo Caetano conversa com o vice de futebol, Alexandre Wrobel (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

- Nossas buscas são para qualificar o time e o elenco, nunca se afastando da filosofia do clube, que é fazer os investimentos de acordo com aquilo que possa ser honrado. A gente sabe que, por ser um campeonato longo e difícil, vai precisar de um elenco não só de qualidade, mas até um pouco mais numeroso. No Carioca nós diminuímos um pouco o elenco, mas começamos a aumentar com as chegadas do Armero e do Almir e a permanência dos meninos da base no elenco principal. A gente vai buscar mais peças. E nossa ideia é que o jogador chegue com condição de titularidade ou pelo menos busque a titularidade. Para isso, a gente tem que ter cautela, cuidado, para tentar não errar. Aqueles disponíveis no mercado talvez ainda não tenham agradado à nossa exigência. Por isso as negociações e as consultas são um pouco mais demoradas neste momento - disse o dirigente ao GloboEsporte.com.

A maior exigência da torcida rubro-negra é em relação ao meia armador. Rodrigo Caetano sabe disso, mas não garante que trará um jogador especificamente para essa posição.

- Essa é uma espécie em extinção. É só pegar os grandes clubes do futebol brasileiro, que você observa que cada vez mais temos menos opções nessa função, alguns até se adaptando. Mas essa questão do meia é uma exigência muito grande por parte da opinião pública. A gente respeita, mas não significa que nós vamos fazer por que somos cobrados por isso. Vamos fazer de acordo com nossa convicção e nossa disponibilidade.

Sem citar nomes, o diretor executivo afirmou que existem algumas situações com chances de final feliz. Ao mesmo tempo, mostrou-se preocupado em não "vender ilusões" para o torcedor. A expectativa sobre contratações, segundo ele, ficará cada vez melhor nos próximos anos, já que o Fla vem diminuindo sua dívida e aumentando sua receita.

- O desejo nosso, e isso nem sempre traduz a realidade, é de buscar jogadores que venham trazer mais experiência, que sejam rodados. Esse tipo de negociação demanda tempo. Volto a dizer: vamos tentar muito. A possibilidade de que a gente tenha êxito existe, mas não vou ficar vendendo ilusões para o torcedor. Temos um elenco que foi montado de acordo com nossas possibilidades, que preparem o Flamengo para cada ano ficar mais forte. Esse é o projeto. O projeto é que nos próximos anos a capacidade financeira aumente, e com isso aumenta a possibilidade de você ser um pouco mais ousado. Essas são as diretrizes, e é o que vamos seguir. Vamos iniciar o campeonato com o objetivo de disputar lá em cima.

O meio-campo Petros, do Corinthians, é um exemplo de possibilidade tratada pelo Fla. O empresário do jogador foi consultado, fez sua pedida, mas ainda não recebeu uma resposta dos cariocas. Isso porque a diretoria está estudando o negócio para ter certeza de que é o certo a se fazer. Só que essa demora pode acabar afastando Petros do Ninho do Urubu, já que existem outros clubes interessados, segundo o agente, e há pressa para tirá-lo do Timão, onde não vem sendo aproveitado como titular.

Ainda à procura de reforços, o Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, contra o São Paulo, no Morumbi. O Rubro-Negro busca ser heptacampeão do torneio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário