terça-feira, 31 de março de 2015

Tim Vickery vê Flamengo como maior do Brasil e compara com Corinthians


Tim Vickery, jornalista inglês; Redação SporTV (Foto: Reprodução/SporTV)Com a ajuda dos internautas, o "Redação SporTV" colocou em discussão, nesta terça-feira, o tema "o que é ser time grande". Questionado pelo apresentador André Rizek durante debate sobre o assunto, o jornalista inglês Tim Vickery  não pensou duas vezes ao apontar o Flamengo como o maior clube do Brasil, reiterando opinião que já havia causado grande repercussão em outra ocasião. Vickery justificou a escolha e ainda fez uma comparação com o Corinthians.

- Acho que é o Flamengo porque a medida de grandeza de um clube é quem está sendo representado, não é títulos. No Peru, alguns anos atrás, um time chamado San Martín venceu umas duas ou três vezes o campeonato peruano. O time foi iniciado por uma universidade e a torcida era basicamente os alunos da universidade. Fui em um clássico e consegui contar o número de torcedores do San Martín: 33. Então, não dá pra falar que o San Martín, que naquela temporada era campeão, é um time grande porque não está representando muita gente - explicou.

O jornalista, correspondente da BBC na América do Sul, lembrou de outros clubes de massa do Brasil, como o Corinthians, mas disse que considera o Flamengo maior por ter torcedores espalhados por todos os cantos do país e atribuiu isso a uma decisão tomada pelo clube na década de 30, ao contratar Leônidas da Silva e outros dois negros, em uma época em que os negros tinham pouco espaço no clube.

- O Flamengo, a grandeza do Flamengo, vem da década de 30, 40. O Flamengo era um clube da elite e, logo depois que o futebol virou profissional, contratou os três jogadores negros de mais destaques na época, especialmente o Leônidas da Silva, que era carismático e ídolo do país. Ali o Flamengo conseguiu de um clube de elite virar um clube popular nacional. O Flamengo até hoje é capaz de encher estádios no nordeste do país, representa mais gente do que qualquer outro clube. Sei que o Corinthians é muito grande, mas a base do Corinthians é dentro da cidade de São Paulo e arredores, o Flamengo tem essa coisa nacional, de representar mais pessoas - considerou.

O jornalista Xico Sá também participou da discussão e considerou o Flamengo o time "mais nacional" entre os clubes, embora não tenha definido o Rubro-Negro como "maior do Brasil". O apresentador André Rizek citou a opinião de um internauta para comentar o assunto e destacou a quantidade de clubes grandes no país. 

- Fico com a opinião do Fábio Salles (internauta), dizendo que o Brasil não tem o maior clube. Acho que esse posto no Brasil, de "o maior clube", na minha modesta opinião, é vago. Temos vários gigantes no futebol brasileiro - afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário