domingo, 14 de setembro de 2014

Há cem anos, Fla levava o primeiro título Carioca sob a liderança de Borgeth


Entrevista com Luiz Brandao Borgerth (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

No início de sua história, o Flamengo nem imaginava ter um departamento de futebol. O clube pensava apenas no remo. Foi por causa de Alberto Borgerth, até então jogador do Fluminense, que o Rubro-Negro passou a disputar a modalidade, conquistando em 1914 o primeiro título do Campeonato Carioca e da sua história. Cem anos depois, o Flamengo se encontra como clube de maior torcida do Brasil e, a cada dia, luta para manter a trajetória de glórias.

Alberto Borgerth remava no Flamengo e jogava futebol no Fluminense, o que incomodava os cartolas tricolores. No fim de 1911, a dissidência de jogadores de Laranjeiras se juntou à ideia de se formar o futebol rubro-negro. Deu liga. Atacante, Borgerth não chegou a fazer um gol no último jogo do Carioca de 1914, que marcou o primeiro título do Flamengo, mas sempre tocava no assunto com bom humor. Não é para menos.

Sabe que foi um privilegiado

– A importância do meu avô para o Flamengo de hoje é enorme. Ele foi para o clube e não queriam ter futebol, ficando só no remo. Aí ele batalhou e conseguiu que o futebol fosse implantado. O Flamengo cresceu muito rapidamente por conta da popularidade que veio a ter com as pessoas menos favorecidas financeiramente. Deu uma expressão maior ao futebol, à paixão rubro-negra. Hoje é uma nação. Já tinha rivalidades, até com o Corinthians. Ele passou a ser flamenguista, mas uma vez falou: “Meu coração é Fla-Flu” – disse Luiz Brandão, neto de Borgerth.

Desde 8 de novembro de 1911, quando o futebol do Flamengo foi fundado, o clube conquistou centenas de títulos, com destaque para os 33 Cariocas, seis Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Copa Libertadores e um Mundial de Clubes. Já há muita história para contar, mas ainda tem mais por vir.

O CAMPEONATO

Em 1914 foi realizada a nona edição do Campeonato Carioca, que teve sete participantes. Todos os clubes se enfrentaram em turno e returno, em um torneio de pontos corridos no qual o primeiro colocado na se sagrava campeão. O Flamengo foi quem alcançou esse feito, totalizando 19 pontos em 12 jogos, com oito vitórias, três empates e uma derrota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário