sexta-feira, 20 de julho de 2012

Flamengo bem representado em Londres


O Flamengo está pronto para encarar mais uma olimpíada. Com 20 atletas na delegação brasileira, o clube da Gávea pode ser um dos maiores fornecedores de medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Estrelas rubro-negras, como Cesar Cielo, Fabiana Beltrame, Diego Hypolito, todos campeões mundiais, estarão defendendo as cores do país. O Flamengo será representado em seis modalidades e tem reais chances de chegar às finais no remo, natação, canoagem, judô, ginástica artística e basquete. 

Além dos convocados, o clube carioca ainda terá dois atletas no Projeto Vivência Olímpica, que visa os Jogos do Brasil, em 2016: Isaquias Queiroz, da canoagem, e Rebeca Andrade, da ginástica. A comissão técnica rubro-negra também carimbou seis passaportes. Estarão presentes os técnicos Renato Araújo e Ricardo Pereira (ginástica masculina e feminina, respectivamente), Marco Veiga (natação), José Neto (auxiliar técnico do basquete) e Rosicléia Campos (judô), além da nutricionista Renata Parra.

Na última edição das Olimpíadas, em Pequim-2008, o Flamengo teve apenas três atletas titulares em ação. Na ocasião, o Rubro-Negro foi representado pelos ginastas Diego Hypolito, Daniele Hypolito e Jade Barbosa.

"Nos Jogos Olímpicos de Londres teremos a terceira maior participação de atletas rubro-negros, número superado somente nos Jogos de Seul-88 e de Los Angeles-84", afirmou Marcelo Freitas, supervisor de esportes olímpicos e de remo do Flamengo.

A maior esperança de medalhas rubro-negra vem da natação, que terá oito representantes. Campeão olímpico e mundial, Cesar Cielo vai competir os 50m e 100m livre e o revezamento 4x100m livre, que conta com os rubro-negros Nicholas Santos e João de Lucca como principais reservas. Leonardo de Deus, medalha de ouro nos 200m borboleta no Pan de Guadalajara, também briga pelo pódio. Henrique Barbosa e Tales Cerdeira completam a relação. No feminino, o Flamengo terá a garra e a determinação de Joanna Maranhão e de Daynara de Paula.

"A natação ressurgiu no Flamengo a partir de 2010, de um projeto da presidente Patricia Amorim, que se mostrou vitorioso no último Maria Lenk. Em tão pouco tempo deu excelentes resultados para o Rubro-Negro e também para o Brasil. Basta ver o número de atletas do clube que está na seleção brasileira de natação e em outros esportes. Vou tentar fazer o meu melhor, defender o título nos 50m livre, brigar por medalha nos 100 metros e espero ter a torcida de toda essa Nação", afirmou o astro Cesar Cielo.

No remo, a campeã mundial Fabiana Beltrame unirá forças com Luana Bartholo na disputa do Double Skiff peso-leve. Além da dupla, o Flamengo ainda terá Kissya Cataldo na luta por medalha na categoria aberta do single skiff.

"A expectativa para os Jogos está grande, mesmo sendo a minha terceira vez, sempre dá um friozinho na barriga, principalmente agora que, além de representar o Brasil, vou representar a maior torcida do Brasil, e isso é uma grande responsabilidade", disse a campeã mundial em skiff peso-leve.

A canoagem brasileira terá dois únicos representantes, ambos do Flamengo. O dueto formado por Erlon de Souza e Ronilson Matias está preparado para conquistar um lugar no pódio da mais importante competição desportiva mundial. Os rubro-negros serão os representas do C2 1.000m, e conseguiram manter o excelente nível nas competições que antecederam aos Jogos de Londres. Nas três etapas da Copa do Mundo que disputou, o barco do Flamengo conquistou a medalha de prata.

Na seleção brasileira de ginástica artística, o rubro-negro Diego Hypolito é uma das principais estrelas da modalidade e esperança de medalha no solo. Além dele, sua irmã, Daniele Hypolito, também está cotada para chegar à final por equipe. No individual geral, Sergio Sasaki, o último rubro-negro a assegurar a vaga, é outro com chances de pódio.

Faltando menos de um mês para os Jogos, o Flamengo ganhou uma representante no judô. Érika Miranda será o Flamengo nos tatames de Londres, e tem grandes chances de ficar entre as finalistas da categoria até 52kg (meio-leve). A judoca fechou contrato de um ano com o Rubro-Negro no dia 28 de junho e reforçou a relação de atletas rubro-negros nos Jogos.

Um dos maiores cestinhas do NBB e principais responsáveis pela classificação do basquete para os Jogos de 2012, o capitão rubro-negro Marcelinho Machado terá a companhia de Caio Torres e Marquinhos – mais recente contratação do Flamengo – na seleção.

"Estou muito feliz de poder jogar uma Olimpíada no estourar do cronômetro. Buscamos isso por muito tempo e agora chegamos com condições de brigar por medalha. O basquete brasileiro foi muito vitorioso no passado e criou-se uma lacuna de 16 anos. Acho que é importante voltar de maneira positiva. Além disso, estarei ao lado de companheiros de Flamengo, como o Caio e o Marquinhos, o que facilita o entrosamento", disse Marcelinho.

O Flamengo também terá um representante na delegação argentina, com o remador Santiago Fernandez. Nos jogos paraolímpicos, o clube será representado pelo timoneiro Maurício Abreu, no barco Quatro Com LTA misto, e a experiente judoca Karla Cardoso, na categoria até 48kg /B3 (baixa visão). Nos Jogos Paraolímpicos de Pequim-2008, a judoca do Flamengo conquistou a medalha de prata.

Confira a relação dos atletas do Flamengo que estarão em ação nos Jogos Olímpicos de Londres:

Natação:
Cesar Cielo: 50m livre, 100m livre, Revezamento 4x100m livre
Leonardo de Deus: 200m borboleta, 200m costas
Henrique Barbosa: 200m peito
Tales Cerdeira: 200m peito
Nicholas Santos: Revezamento 4x100m livre (Reserva) 
João de Lucca: Revezamento 4x100m livre (Reserva)
Joanna Maranhão: 400m medley 
Daynara de Paula: 100m borboleta 

Remo:
Fabiana Beltrame: Double Skiff peso-leve
Luana Bartholo: Double Skiff peso-leve
Kissya catlado: Single Skiff

Canoagem:
Erlon de Souza: C2 1000m 
Ronilson Matias: C2 1000m

Judô:
Érika Miranda: meio-leve (52kg)

Ginástica Artística:
Daniele Hypolito (equipe)
Diego Hypolito (solo)
Sergio Sasaki (individual geral)

Basquete:
Marcelinho Machado – ala/armador 
Caio Torres - pivô
Marquinhos - ala


Nenhum comentário:

Postar um comentário