quarta-feira, 27 de junho de 2012

Renato minimiza ''crise'' do Fla: ‘Não estamos na zona de rebaixamento’



Renato considera as críticas ao Flamengo neste início de Campeonato Brasileiro exageradas. O meia reconhece que o time não tem rendido bem, mas contesta a proporção da crise. Para o jogador, o desempenho do time nas seis primeiras rodadas da competição não é tão ruim. Ele recorre aos números para defender o trabalho do grupo e o do técnico Joel Santana.

- As pessoas falam como se o Flamengo estivesse na zona de rebaixamento. O Flamengo não está (é o nono). Estamos com nove pontos, a cinco do líder (Cruzeiro). O campeonato está começando. O Flamengo talvez ainda não tenha mostrado um grande jogo, mas são nove pontos conquistados, estamos ali. Se tivéssemos vencido o Grêmio, estaríamos lá em cima. O único jogo em que pecamos foi o do Inter (empate por 3 a 3 no Rio depois de estar vencendo por 3 a 1). Os outros resultados não fogem muito do que é a competição, que é muito disputada.

O Flamengo estreou contra o Sport, no Recife, e empatou por 1 a 1. Detalhe: havia ficado 27 dias só treinando. Na segunda rodada, empatou com o Inter no Rio. Em seguida, novo empate: 2 a 2 com a Ponte Preta, em Campinas, com gol salvador de Vagner Love aos 48 minutos do segundo tempo. A primeira vitória foi conquistada contra o Coritiba, por 3 a 1, na quarta rodada. Na quinta, triunfo pouco convincente sobre os reservas do Santos, por 1 a 0, com gol de pênalti de Darío Bottinelli aos 42 do segundo tempo. Domingo passado, contra o Grêmio, a equipe foi completamente dominada e superada por 2 a 0.

Os resultados colocam o técnico Joel Santana na corda bamba. O clube estuda a demissão e busca um substituto. O jogo contra o Atlético-GO, domingo que vem, será decisivo para a permanência do treinador. Na visão de Renato, Joel não é o único culpado.

- O jogo pode definir o futuro do técnico, dos jogadores, da diretoria. Futebol infelizmente é só resultado. O trabalho não é visto como um todo. Muitos treinadores fora do Brasil têm tempo longo para trabalhar. No futebol brasileiro é cobrado o tempo todo, ainda mais no Flamengo. Não vou falar se o resultado vai garantir o Joel ou não. Eu procuro simplesmente ajudar a vencer. O Joel é um treinador que conhece bem o clube, tem cinco passagens por aqui. Em várias situações tirou o clube de uma situação ruim. Estava presente em uma, em 2005. Ajudou a nos livrar do rebaixamento. Hoje está sendo questionado, a memória das pessoas é muito curta. Não tem um culpado só, todos somos culpados. Talvez não estejamos rendendo o que esperam. A gente tem que pensar.

Flamengo e Atlético-GO vão jogar no Engenhão, às 18h30m (de Brasília).


Nenhum comentário:

Postar um comentário