terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ronaldinho e Neymar lideram preferência do torcedor brasileiro


Foi uma disputa voto a voto, mas Ronaldinho levou a melhor sobre Neymar. Pesquisa realizada pela Sport + Markt – consultora de marketing esportivo – aponta um empate técnico entre os craques de Flamengo e Santos quando o assunto é a predileção do torcedor brasileiro. R10, no entanto, aparece um pouco à frente, com 26%. Neymar vem logo em seguida, com 25,8%.

O estudo foi realizado entre janeiro e outubro desse ano e ouviu 8.235 torcedores, dos 27 estados brasileiros, que responderam a pergunta “qual o jogador de futebol em atividade você prefere?”.

Ronaldinho e Neymar no treino da Seleção em Belém (Foto: AP)Ronaldinho e Neymar: as preferências nacional (Foto: AP)


A pesquisa mostra ainda uma significativa ascensão de Ronaldinho Gaúcho em comparação com o mesmo estudo do ano passado. De volta ao futebol brasileiro e principal jogador do Flamengo - clube mais popular do país -, o camisa 10 de Mano Menezes saltou de quarto colocado em 2010, quando foi lembrado por 8,6% dos brasileiros, para a primeira posição.

Apesar de ter perdido uma posição, Neymar, que encabeçava a lista na última temporada com 12,8%, viu sua popularidade mais do que dobrar em relação ao ano passado.

- A qualidade técnica dos dois, acima da média, provoca a admiração em qualquer torcedor. Além disso, a consolidação do Neymar como melhor jogador do país e a permanência em seu clube diante de propostas milionárias de grandes clubes da Europa, assim como o retorno do Ronaldinho Gaúcho ao Brasil para um clube de massa e o seu bom desempenho no ano, são fatores que explicam a simpatia que o público desenvolve por eles – comentou Cesar Gualdani, sócio-diretor da Sport+Markt.

Ronaldinho lidera tabela de preferência da torcida (Foto: Divulgação)

Neymar transcende rivalidade regional; R10, não

Se consideradas as opiniões em cada estado do Brasil, o santista e o flamenguista se alternam entre a primeira e a segunda colocação em 26 deles. O atacante do Peixe lidera em 12 unidades federativas, enquanto nas outras 14 o capitão rubro-negro tem o maior número de lembranças.

Entre os torcedores dos quatro principais times paulistas, Neymar é o favorito para a maioria dos corintianos (29%), são-paulinos (25,2%), palmeirenses (25,5%) e santistas (65,1%). Já entre os adeptos dos maiores clubes do Rio de Janeiro, Ronaldinho Gaúcho só é mais citado que o atacante do Santos entre os flamenguistas (59,4%). A maior parcela dos fãs de Vasco (27,7%), Botafogo (24,5%) e Fluminense (23,3%) externa sua preferência por Neymar.

Damião lidera no RS

Apesar de ser gaúcho, Ronaldinho não anda em alta na sua terra natal. O Rio Grande do Sul foi o único estado onde R10 ou Neymar não tem a preferência dos torcedores. O jogador mais popular por lá é Leandro Damião, artilheiro do Inter e da Seleção Brasileira. O atacante tem 22,2% da preferência dos gaúchos. Na pesquisa nacional, o centroavante aparece em sétimo.

O “intruso”

Eleito nos últimos dois anos o melhor jogador do mundo e favorito a faturar mais uma vez o prêmio da Fifa, o atacante Messi é o único estrangeiro a figurar na lista dos dez jogadores em atividade preferidos do torcedor brasileiro. O argentino aparece na terceira colocação, logo atrás de Ronaldinho e Neymar, com 4,7% dos votos. O craque supera nomes como Ganso, Rogério Ceni, Kaká, Leandro Damião, Lucas e Robinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário