terça-feira, 2 de agosto de 2011

R10 e Thiago Neves: parceiros por volta à Seleção e ‘briga’ por artilharia

Depois do empate sem gols com o Palmeiras, há duas semanas, Thiago Neves criou polêmica no retorno ao Rio e chateou o técnico Vanderlei Luxemburgo. Além do episódio dos cartões amarelos forçados, o meia detectou o problema do Flamengo.

- Está complicado porque às vezes ficamos sem força no ataque. Ficar o jogo inteiro defendendo é complicado. Você vê o outro time atacando, atacando, atacando e quando tentamos alguma coisa não tem quase ninguém na frente. Esse é o nosso problema. Vamos ver se conseguimos acertar para nos próximos jogos começarmos a ganhar dentro de casa e fora de casa também.

Ronaldinho gaucho thiago neves flamengo gol avaí (Foto: Fábio Castro / Agência Estado) 
Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves comemoram gol contra o Avaí (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)

Acertaram. Suspensa, a dupla ficou fora do empate por 1 a 1 com o Ceará. De volta, brilhou na histórica vitória por 5 a 4 sobre o Santos (três gols de R10 e um de Thiago) e nos 2 a 0 sobre o Grêmio (um gol de cada).

- Não falei que o ataque estava ruim. Falei que chegávamos, mas não tinha ninguém na área. Não mudou nada. Continua a mesma coisa. Não reclamei do ataque e até fui conversar com o Vanderlei. O ataque vem fazendo gols, os jogadores estão de parabéns, estão fazendo o que o Vanderlei está pedindo.

Polêmicas à parte, o peso de Thiago Neves e Ronaldinho para o Flamengo está nos números. A equipe tem o melhor ataque do Brasileirão, com 26 gols. Metade foi marcada por eles: o Gaúcho tem nove e é o goleador da competição, enquanto Thiago fez quatro.

Internamente, a disputa está mais acirrada. Depois do “hat-trick” contra o Santos, o camisa 10 tomou a dianteira da artilharia do time na temporada e chegou a 13 gols. Thiago ficou com 12. Contra o Grêmio, o camisa 7 igualou – com assistência de Ronaldinho -, mas R10 marcou novamente e manteve uma ligeira vantagem.

A média de Ronaldinho é melhor. Em 30 jogos no ano, foram 14 gols: 0, 46 por partida. Thiago jogou mais. Em 33 jogos, balançou as redes 13 vezes, média de 0,39. O camisa 7 fez mais assistências que o companheiro: quatro contra três.

- Eu torço para que Ronaldinho e Deivid, que jogam mais à frente, sejam artilheiros. Meu objetivo maior é ajudar o Flamengo da forma que for possível. Se for com gols, melhor ainda. Mas não é uma obsessão brigar pela artilharia. Minha obsessão é ser campeão.


Parceiros pela Seleção 

Os principais jogadores do Flamengo querem ser campeões brasileiros e também pretendem voltar à Seleção Brasileira. Juntos, participaram da campanha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. Thiago era o substituto imediato de Ronaldinho. Recentemente, o meia foi convocado para os amistosos contra Holanda e Romênia, mas jogou pouco e ficou fora da lista final para a Copa América. R10 também teve uma única chance com Mano Menezes. Foi no fim do ano passado, no amistoso contra a Argentina, no Qatar. Na derrota por 1 a 0, fora apenas discreto.

- Nunca deixei de pensar em Seleção Brasileira. Mas sei que preciso fazer o meu melhor pelo Flamengo - disse Ronaldinho, após a vitória sobre o Grêmio.

ronaldinho gaucho thiago neves flamengo x nova iguaçu (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Thiago Neves quer manter o bom nível de atuações para ser lembrado outras vezes.

- Defender a Seleção Brasileira é um dos principais motivos que me fazem querer melhorar a cada dia. Estou vivendo um dos melhores momentos da minha carreira e isso me deixa esperançoso de voltar a ser lembrado pelo Mano Menezes no futuro. Vou procurar fazer minha parte e manter o bom trabalho que tenho realizado no Flamengo.

Na avaliação do meia, o entrosamento com o astro do time está cada vez melhor.

- Ronaldo é um jogador que você sabe que vai dar a bola redonda para ele e ela vai voltar redonda. Tem gente que não tem facilidade de fazer isso. Eu também tenho essa facilidade de sempre achar alguém. Isso está sendo legal e as coisas estão acontecendo. No entrosamento fora de campo também ajuda muito. Eu confio nele, ele confia em mim e assim nos entendemos.

Nesta quarta-feira, a dupla volta a campo para enfrentar o Cruzeiro, em Sete Lagoas-MG, às 21h50m (de Brasília). O Mengão é o vice-líder, com 27 pontos, um a menos que o Corinthians.





Nenhum comentário:

Postar um comentário