domingo, 8 de maio de 2011

Projeto em risco: Fla vê primeira chance de ir à Libertadores ameaçada



Ainda que com altos e baixos, os primeiros quatro meses do Flamengo em 2011 foram de resultados irrepreensíveis. Campeão carioca por antecipação, o Rubro-Negro passou 25 jogos invicto na temporada. O feito que por tantas vezes camuflou o desempenho ruim do time foi interrompido pelo Ceará, quarta-feira passada, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. No Engenhão, o Vozão venceu por 2 a 1 e ficou mais perto da semifinal.


renato abreu botineli deivid flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com) 
Bottinelli, Deivid e Renato em treino físico do Flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)

Se antes daquela partida a contagem apontava seis jogos para alcançar o título e a consequente vaga na Libertadores, agora a equipe de Vanderlei Luxemburgo está a um de perder o atalho para a competição continental. No confronto de volta, na próxima quarta, em Fortaleza, será preciso vencer por dois gols de diferença. Vitória por um gol, a partir de 3 a 2, também serve. Se devolver o placar do Rio, leva aos pênaltis.

Ficar pelo caminho representaria adiar o projeto do departamento de futebol de fechar o primeiro semestre com a conquista nacional. Além disso, uma das obsessões de Luxemburgo é conquistar a tríplice coroa (Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão).

O meia Renato reconhece as dificuldades, mas ressalta que o grupo vai buscar a superação.

- Deixar de sonhar e de tentar nós não vamos. A Copa do Brasil é o meio mais fácil de conseguir chegar à Libertadores, são poucos jogos. Nossa equipe vai trabalhar em cima disso. Temos essa competição para chegar. Ficamos chateados por ter perdido o jogo no Engenhão, mas nossa equipe é bem montada, estruturada. Na última semana, vimos equipes fortes na Libertadores serem eliminadas, como Inter e Cruzeiro, candidatos ao título (Grêmio e Fluminense també caíram). O futebol é imprevisível. Cabe a nossa equipe estar preparada para superar essa dificuldade. Vamos aos poucos, ainda não é o ideal, mas vamos preparando a equipe para chegar na Copa do Brasil e no Brasileiro.

Renato espera que o time seja capaz de repetir o bom desempenho fora de casa. Nesta edição da Copa do Brasil, derrotou Murici-AL, Fortaleza e Horizonte-CE por 3 a 0, placar que seria suficiente para passar de fase.

- Por incrível que pareça nossa equipe teve mais sucesso fora de casa. No Rio, os resultados não foram bons (empate por 1 a 1 com o Horizonte e a derrota para o Ceará). Não sabemos se isso vai se repetir, mas vamos voltar a Fortaleza e pensar positivo.

O jogador lembra ainda que a situação é reversível.

- Não temos nada perdido. Nossa equipe não está tão ruim. O Palmeiras, por exemplo, tem uma situação muito mais complicada.

No jogo de ida, contra o Coritiba, no Paraná, os paulistas foram derrotados por 6 a 0 e precisam de um milagre na volta.

Os jogadores rubro-negros trabalham na manhã deste domingo, Dia das Mães. A viagem para o Ceará será na tarde desta segunda-feira. A decisão contra o Ceará será às 21h50m (de Brasília), no estádio Presidente Vargas. Caso não consiga se classificar, o Flamengo terá nova chance de chegar à Libertadores pela Copa Sul-Americana ou Brasileirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário