segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Luxemburgo: ‘Numa situação desconfortável, o pé fica mais mole’

Restam quatro jogos para o término do Brasileirão, e o Flamengo está ali, ainda na mira da zona de rebaixamento. Após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR (assista ao vídeo abaixo), neste domingo, em Volta Redonda, o Rubro-Negro manteve-se na 13ª posição, com 40 pontos, quatro à frente do Guarani, o primeiro do Z-4. O técnico Vanderlei Luxemburgo lamentou muito a derrota para os paranaenses. Não era para menos. Com exceção do lanterna Grêmio Prudente, nenhum dos times que estão atrás do Fla venceu.

- Uma vitória definiria nossa situação. Temos de estar preparados para esta cobrança. Faz parte da nossa profissão. Mas o Flamengo está mais confortável do que quem está na zona de rebaixamento – disse o treinador.

Contra o Furacão, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Flamengo foi melhor praticamente o tempo todo. Teve mais volume de jogo, foi mais ofensivo, mas não soube transformar esta superioridade em vitória. Um gol de pênalti de Paulo Baier, aos 39 minutos do primeiro tempo, fez o adversário se encolher e abrir mão de atacar. No desespero, os cariocas batalharam, mas sem eficiência. O desempenho nas finalizações é um exemplo. Em 15 tentativas, dez foram para fora. O time não passava em branco desde a 20ª rodada (ou 13 confrontos), em 8 de setembro, na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. Silas ainda era o treinador.

- Faltou o gol. Chegamos em condições de finalizar. Em uma situação desconfortável, o pé fica mais mole, a perna fica diferente – analisou Luxemburgo.

O Mengão volta a jogar no próximo sábado, contra o Atlético-MG, em Sete Lagoas-MG, às 19h30m. O adversário, ex-time de Luxa, vive momento ainda mais complicado. O Galo é o 16º e tem 36 pontos. Só está fora da zona de rebaixamento pelos critérios de desempate. A semana também será de trabalho psicológico no Ninho do Urubu.

- Temos de jogar com o espírito do segundo tempo (do jogo contra o Furacão). Vai contar botar a bola para dentro. Tem de ter calma. O campeonato do Flamengo é diferente por toda a situação da competição. Temos de ter discernimento de interpretá-la. Vamos ter de sair dessa confusão, jogar cada jogo decisivo – frisou.

Depois do Atlético-MG, o Flamengo vai encarar Guarani e Cruzeiro, em casa (provavelmente em Volta Redonda), e Santos, na Vila Belmiro. Nesta segunda-feira, os jogadores estão de folga. O grupo volta a trabalhar nesta terça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário