quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fla empata com Ituano em jogo treino

O Flamengo voltou a apresentar um futebol pouco convincente no jogo-treino desta quarta-feira, em Itu. O time titular, que disputou o primeiro tempo da atividade e boa parte do segundo, empatou por 2 a 2 com o Ituano, que disputa a Série A-1 do Paulista. Os gols foram marcados por Diego Maurício e Ronaldo Angelim.

Isso significa que o provável time que irá enfrentar o Botafogo, dia 14, no Maracanã, não conseguiu uma vitória nas duas vezes em que foi observado. No último domingo houve empate pelo mesmo placar contra os reservas do Desportivo Brasil. O diretor-executivo Zico não assistiu a estes jogos.

Nesta quarta-feira, o time começou jogando com Marcelo Lomba, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Antônio (Rômulo), Correa, Camacho e Petkovic; Diego Maurício e Vinícius Pacheco.

Como foi o jogo

Logo no começo do primeiro tempo, Antônio sofreu uma fisgada na coxa direita e teve de ser substituído imediatamente. Rômulo entrou em seu lugar. Aos poucos, foi possível observar que, além dos notórios problemas ofensivos, o time titular demonstrou dificuldades defensivas. Mesmo assim, foi o Flamengo quem abriu o placar em uma das poucas boas triangulações observadas.

A jogada começou nos pés de Juan, que enfiou um belo passe nas costas da zaga adversária, encontrando Diego Maurício. O atacante dominou a bola e chutou cruzado na saída do goleiro, aos 17 minutos. Mas, aos 30, o Ituano empatou em falha da zaga rubro-negra. Um jogador adversário correu pela esquerda nas costas de Leonardo Moura (que ficou caído reclamando de dores) e cruzou rasteiro para a área. Com dois jogadores livres de marcação, Marcelo Lomba nada pôde fazer para defender o chute de um deles, que entrou à sua esquerda.

No fim do primeiro tempo, David deu um susto. Após uma trombada, o zagueiro ficou caído no chão durante alguns minutos, mas depois que foi atendido voltou a jogar normalmente.

No segundo tempo, o time voltou com a mesma formação. Mas os erros continuaram os mesmos. O Flamengo não conseguiu segurar a bola no ataque, teve dificuldades na saída de bola, errou muitos passes e insistiu nos lançamentos mais longos. Incomodado com o que observava, Rogério Lourenço começou a promover mudanças por volta dos dez minutos. Logo nas primeiras substituições, o treinador mudou o esquema de jogo. Com as entradas de Jean e Paulo Sérgio nos lugares de Correa e Vinícius Pacheco, respectivamente, o time passou a jogar com três zagueiros.

As substituições fizeram o time passar a atacar com os dois laterais. Pressionando o adversário, o Flamengo começou a criar um pouco mais e poderia ter feito mais gols. Paulo Sérgio, porém, perdeu duas grandes oportunidades. Na primeira, recebeu passe de Camacho, mas não tocou com eficiência na saída do goleiro. Na segunda, o atacante fez bela tabela com Léo Moura, mas finalizou na trave o cruzamento.

Logo depois, o time voltou a perder mais duas chances. Mas o goleiro do Ituano defendeu um chute cara a cara com Diego Maurício e uma cabeçada de Ronaldo Angelim após cobrança de escanteio. Apesar do domínio do jogo-treino, o Flamengo não conseguia transformar a maior posse de bola em gols e seguiu desperdiçando chances.

Sem poder de fogo na frente, o Ituano soube segurar a pressão e explorar os contra-ataque. Em um deles, conseguiu desempatar o jogo-treino numa jogada pelo lado esquerdo da zaga rubro-negra. Um jogador adversário recebeu a bola livremente na entrada da área e chutou sem defesa para Marcelo Lomba: 2 a 1.

Com o resultado, Rogério Lourenço não fez novas modificações como estava previsto. A insistência no esquema só foi coroada nos minutos finais da atividade. O Flamengo conseguiu achar um gol de cabeça com Ronaldo Angelim, após cobrança de escanteio.

O time acabou jogando com Marcelo Lomba, David, Jean e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Lenon, Camacho, Petkovic e Juan; Paulo Sérgio e Diego Maurício.

Maldonado, fazendo recondicionamento muscular, Willians, com edema no olho direito, Michael, com lesão na coxa esquerda, e Val Baiano não participaram do jogo-treino e fizeram apenas um trabalho físico. O grupo rubro-negro retorna ao Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira. A reapresentação está marcada para a tarde de quinta-feira na Gávea, já com as presenças de Kleberson e Fierro, que disputaram a Copa do Mundo.

O time enfrenta o Olaria, no próximo sábado, na Gávea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário