quinta-feira, 8 de julho de 2010

Depois do ataque, sistema defensivo rende comentários de Rogério

Não é apenas o ataque que preocupa Rogério Lourenço. O sistema defensivo também tem se mostrado irregular, apesar de sua base ter sido mantida. Mas o fato de a defesa ter sofrido três gols em dois jogos-treinos contra adversários de menor expressão ligou um sinal de alerta na cabeça do treinador. Tanto que ele já começou a testar e cogitar a possibilidade de voltar a usar o esquema com três zagueiros como aconteceu nas últimas rodadas do Brasileiro, antes da paralisação para a Copa do Mundo.

Contra os reservas do Desportivo Brasil, no último domingo, a defesa sofreu um gol. Na última quarta-feira, contra o Ituano, foram dois, mesmo tendo a dupla de zaga titular formada por David e Ronaldo Angelim em campo. No segundo tempo desta última atividade, Rogério Lourenço colocou Jean em campo e aprovou a nova postura da equipe. Principalmente, pelo fato de os laterais terem mais liberdade para ajudar o ataque. Mas, por enquanto, ele pensa em manter o 4-4-2.

- Esse esquema (com três zagueiros) sempre pode ser usado, ainda mais por buscar uma liberdade maior ao Léo Moura e ao Juan. Já sabíamos que o Correa não suportaria os 90 minutos do jogo-treino. Aí também teve o problema do Antônio (que sentiu uma lesão na coxa direita) e aí testei o Jean para dar ritmo... Se formos utilizar este esquema, temos de treiná-lo. Mas a principio ideia é continuar com linha de quatro zagueiros atrás – explicou Rogério.

Ele concordou com o fato de que a defesa realmente tem se mostrado frágil. E explicou esta questão pelas modificações nos outros setores do time.

- O sistema defensivo começa lá na frente. Então é óbvio que precisa de um maior equilíbrio. Não é uma preocupação séria. Mas estamos atentos, pois não podemos proporcionar chances para os adversários – disse Rogério.

O treinador deve mudar o time para enfrentar o Olaria no próximo sábado, na Gávea. Ele confirmou que dificilmente contará com Antônio, que sofreu uma lesão na coxa direita, e Maldonado, que ainda faz um trabalho de recondicionamento muscular. Em compensação, ele terá vários outros nomes à disposição. Michael está recuperado da lesão na coxa esquerda. Willians deve jogar, já que o inchaço no olho direito diminuiu. E Kleberson e Fierro se reapresentam da Copa do Mundo nesta quinta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário