sábado, 16 de janeiro de 2010

Maracanã vai ter novidades no Carioca para dar mais conforto ao torcedor

Um Maracanã mais organizado e se preparando para a Copa do Mundo de 2014. É o que o torcedor vai encontrar a partir deste domingo, no jogo entre Flamengo e Duque de Caxias, pelo Campeonato Carioca. A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer criou uma comissão para combater os problemas de acesso ao estádio, a superlotação de setores da arquibancada, a ação de cambistas, as filas e os ingressos falsos. A capacidade do Maracanã em 2010 vai ser de 81.121 torcedores

A principal medida está na setorização do Maracanã, onde as arquibancadas verde e amarela vão ser divididas em setores "A" (à esquerda da tribuna de honra, onde normalmente ficam as torcidas de Flamengo e Fluminense) e "B" (onde ficam os torcedores de Vasco e Botafogo). A indicação dos setores vai passar a vir impressa nos ingressos.

Quem comprar um ingresso para o setor A da arquibancada verde, por exemplo, não vai poder mais transitar pela arquibancada amarela, branca ou pela verde B. A pedido dos clubes, esta medida só vai ser adotada a partir da terceira rodada do Campeonato Carioca para que se tenha tempo suficiente para a organização do controle. Mas todas as outras mudanças já vão ser sentidas pelos torcedores neste domingo.

As bilheterias do Maracanã só vão vender ingressos no dia da partida até três horas antes do início do espetáculo. Com a abertura dos portões, a polícia vai fazer uma triagem e só permitir a aproximação de torcedores que tenham ingressos. Todas as pessoas que se dirigirem para as entradas do estádio vão passar por uma checagem e só depois seguirão por corredores formados por grades até as roletas.

Integrantes da Comissão de Auditoria e Fiscalização de Acesso às Dependências do Estádio Mário Filho (CAFA) vão ficar nas roletas fiscalizando a entrada dos torcedores. Cenas como torcedores entrando no estádio passando por cima ou por baixo da roleta ou entregando o ingresso para funcionários sem passá-lo pela catraca não vão ser mais permitidas.

A CAFA também terá como missões auditar o número de ingressos apresentados nas roletas corresponde ao de torcedores no estádio e fiscalizar se a capacidade máxima de cada setor está sendo respeitada. Se constatadas irregularidades, os responsáveis pela operação de acesso do publico serão intimados para prestar esclarecimentos. Se os problemas não forem sanados, os responsáveis serão proibidos de operar serviços no Maracanã.

Big Brother para vigiar os baderneiros(Botafogo e vasco)

Um dos camarotes vai abrigar o novo posto de operação e controle do Maracanã. De lá vão ser monitoradas as 70 câmeras espalhadas pelo estádio, que tiveram o alcance ótico ampliado e vão vigiar a conduta do público como um verdadeiro Big Brother. Assim vai ser possível identificar os torcedores que cometerem irregularidades.

A CET-Rio também vai organizar o trânsito. A operação reboque permanece nas avenidas Maracanã, Presidente Castelo Branco (Radial Oeste) e Professor Manuel de Abreu, além da rua Professor Eurico Rabelo, onde não é permitido estacionar. Embarque e desembarque só poderão ser feitos nas ruas Professor Eurico Rabelo e Mata Machado.

Quem desrespeitar a ordem pode ser multado ou ter o carro rebocado. No total, a CET-Rio vai ter nos dias de jogo 12 reboques e três painéis de mensagens. Além de 32 agentes da Guarda Municipal para o controle de trânsito e 15 guardas que trabalharão nos reboques. Está disponível o estacionamento subterrâneo do Teleporto, com cerca de 650 vagas, e o da Uerj, com capacidade para 2.000 automóveis. As autoridades orientam o uso de transporte público (metrô, trem e ônibus) para o deslocamento até o estádio.

A operação Choque de Ordem segue no estádio. A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) vai realizar a fiscalização de duas horas antes até duas horas depois dos jogos. Nas decisões, o horário de início será estendido em mais uma hora. Objetivo é reprimir o comércio ambulante não autorizado e inibir o consumo de bebida alcoólica no entorno do Maracanã como determina o Decreto nº 30.417 de 22 de janeiro de 2009, que proíbe o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas no entorno do estádio no dia de jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário