quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Flamengo abandona vitoriosa geração de 1988 e 1989

As lesões que abalaram o Flamengo neste Brasileirão fizeram a direção rubro-negra apostar em uma solução caseira para resolver todos os problemas. Os dirigentes subiram alguns juniores nascidos em 1990 e 1991 para reforçar o time principal. Porém, a geração dos jogadores que nasceram em 1988 e 1989, que teoricamente deveria ter sido incorporada aos profissionais antes do que esta, foi esquecida e, apesar de ter sido muito vitoriosa, pouco vem sendo aproveitada.

Jogadores como Vander, Kayke, Renan Silva, Davidson, Anderson Bamba, Antônio e Vinícius Colombiano, que em 2007 encantaram os torcedores rubro-negros no Mundial da Malásia, não tiveram chances entre os profissionais e acabaram abandonados.

- Nós nos sentimos como laranjas. Sugaram todo o nosso suco e agora vão jogar a gente fora. O único mais aproveitado foi o Erick Flores e, mesmo assim, muito pouco e às vezes fora de posição - contou o meia Renan Silva.

O diretor da base, Moyses Saubel, explicou como é feita a escolha dos jogadores que devem ser incorporados ao time principal.

- Quando os profissionais precisam de um jogador para a posição carente, eles vêm na base e sobem o atleta da divisão imediatamente inferior. Nós até conversamos, mas a decisão é deles. Não sei por que esta geração foi pulada - disse o diretor.

Alguns destaques desta geração esquecida, como o meia Vander e o volante Vinícius Colombiano, chegam a ter que treinar com os juvenis do clube e na maioria das vezes só dão algumas voltas no gramado do Ninho do Urubu para tentar manter a forma física.

- A gente não sabe o que acontece. Apenas acatamos as ordens. Infelizmente não fomos aproveitados. Cada um vai seguir o seu caminho. Seria lindo vencer também nos profissionais - disse Vander.

RESPOSTA DO CLUBE

O presidente em exercício do Flamengo, Delair Dumbrosck, acredita que o problema que ocasionou o esquecimento da vitoriosa geração foi a falta de infraestrutura do CT Ninho do Urubu. Segundo Delair, os jogadores nascidos entre 1988 e 1989 eram muito fracos fisicamente e acabaram não conseguindo acompanhar o ritmo dos profissionais.

– O problema da base é um só. Tem surgido muito talento, mas nós estávamos sem infraestrutura. Não tinha uma sala de musculação que desse maior massa para a garotada. Quando eles subiam, não conseguiam se adaptar. Temos o caso do Paulo Sérgio, por exemplo, que quando jogava nivelado com os garotos voava, mas quando precisava do físico ficava mais complicado. Temos o Erick Flores também, e muitos outros. Estamos trabalhando para que isto não volte a acontecer – disse o presidente.

Recentemente foi instalada uma sala de musculação no CT.

O que a geração esquecida conquistou:

Reis do Rio: três Cariocas de juniores e dois torneios Otávio Pinto Guimarães..

Nacional: uma Taça BH. O título veio em 2007 contra o Cruzeiro.

Mundial: terceiro lugar no Mundial de Juniores da Malásia, em 2007. O técnico Adílio era o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário