quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Rodolfo Landim surge como opção para reunificar Chapa Azul no Flamengo


Uma reviravolta política promete mudar o panorama eleitoral do Flamengo, a menos de quatro meses para o pleito que elegerá o novo presidente rubro-negro, no início de dezembro. Os dois principais candidatos, o atual mandatário, Eduardo Bandeira de Mello, e o ex-vice de patrimônio, Wallim Vasconcellos, foram procurados para tentar uma reunificação da Chapa Azul em torno de uma terceira opção, um candidato de consenso que substituiria os dois nomes. Ex-vice de planejamento e atualmente integrante da chapa de Wallim, como candidato a vice, Rodolfo Landim é o nome escolhido para essa nova composição, de acordo com o vice de finanças do clube, Rodrigo Tostes, que foi o responsável pela articulação política. 

Tostes obteve de ambos a confirmação de que eles abririam mão das suas candidaturas em favor de Landim. O possível futuro candidato está nos Estados Unidos, em viagem de trabalho, e só deve voltar ao Rio de Janeiro no fim de semana. No entanto, em uma longa conversa por telefone com Tostes, na madrugada desta quinta-feira, Landim não se opôs à ideia.

- Conversei com o Landim, e ele me disse: 'Eu faço qualquer coisa para manter o grupo unido, inclusive ser candidato a presidente' - afirmou Tostes.

Wallim confirma possibilidade, Bandeira desconversa

Homem forte do Conselho Gestor do Flamengo e responsável direto pelo rígido controle orçamentário implantado pelo clube na gestão de Bandeira, iniciada em 2013, Tostes evitou escolher um lado para apoiar quando a antiga Chapa Azul se dividiu entre partidários de Bandeira e de Wallim para a próxima eleição. Na sua opinião, a melhor opção ainda era a volta do antigo grupo político. Por isso, Tostes passou as últimas semanas em seguidas reuniões para tentar encontrar um consenso.

- Eu me reuni com ambos (Bandeira e Wallim) e tentei entender as diferenças para unir o grupo novamente, e foi possível ver que há um caminho comum, e os dois me disseram que abririam mão da candidatura se fosse eu ou o Landim o candidato - afirmou Tostes, que não pode ser candidato por não ter tempo suficiente como sócio do clube e, principalmente, devido à sua intensa agenda nos próximos meses como diretor executivo de operações Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Wallim confirmou a possibilidade de retirar sua candidatura:

- Eu estou disposto a isso, tranquilamente. Ser presidente não é um projeto de vida, meu projeto é o Flamengo. Gosto muito e confio plenamente no Landim, tanto que ele é meu candidato a vice. Se for para unir a chapa (Azul) novamente, eu abriria mão da candidatura. Se o Eduardo topar (retirar a candidatura dele), por mim está fechado.

Procurado, através da assessoria do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello não confirmou nem negou as informações, limitando-se a dizer que está focado em administrar o Flamengo e não quer falar sobre eleições agora. A data limite para confirmação oficial das candidaturas é 30 de setembro.

Antigos integrantes da diretoria na gestão Bandeira, Wallim, Landim e o ex-vice de comunicação, Gustavo Oliveira, se uniram em torno da candidatura de Wallim, por defenderem o revezamento no grupo político que assumiu o Flamengo há quase três, em vez da continuidade de Bandeira. No dia da apresentação da chapa, chamada 'Vencer, Vencer, Vencer', os três foram exonerados dos seus cargos por Bandeira, que marcou para esta quinta-feira a apresentação dos novos vice-presidentes, entre eles o humorista Antonio Tabet, que assumirá a pasta de comunicação.

Como ainda não conversou com Landim sobre a possível candidatura do colega, Wallim preferiu não se pronunciar a respeito de uma eventual nova composição da chapa, já que essa articulação dependeria também de negociações com Bandeira. Tostes também não tem pressa para tratar do assunto, mas está confiante na união dos antigos aliados.

- Não vou antecipar nada (sobre a composição da chapa) até o Landim voltar de viagem. Se o Eduardo e o Wallim pensarem no Flamengo, tem uma chance de manter o grupo unido, apesar das diferenças.

Enquanto Wallim e Bandeira rediscutem a situação das suas chapas, o ex-vice de administação do Flamengo Cacau Cotta, que integrou a diretoria na gestão Patrícia Amorim, lançará nesta sexta-feira sua candidatura à presidência, tendo como vice o advogado Paulo Cesar Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário