quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Operação Cristóvão: após críticas, Flamengo se fecha em torno do técnico

Cristóvão Borges comanda treino do Flamengo nesta quinta-feira (Foto: Gilvan de Souza/ Fla Imagem)
Cristóvão Borges sabe muito bem o significado de viver os dois lados da moeda quando o assunto é prestígio no Flamengo. Se do lado de fora, principalmente nas arquibancadas, o clima não é amistoso, o mesmo não se pode dizer internamente. Depois da intensificação das críticas em torno do técnico após a derrota para a Ponte Preta na última rodada, o clube montou verdadeira operação para blindar o comandante.

Tudo começou com as reclamações do próprio técnico na última semana. Deixando de lado uma das suas características mais marcantes, Cristóvão abandonou a linha defensiva e afirmou que se sentia perseguido. Ele considera algumas críticas "estranhamente" incessantes e injustas. O técnico chega a enxergar parte delas inclusive com conotação racista.

- São críticas sistemáticas, e há a preparação de um ambiente para isso. A torcida do Flamengo está lá, cobra e quer que ganhe. O jogador pede para sair faltando um minuto e eu que sou burro? É ambiente que está sendo preparado faz tempo. É real e estranho - afirmou o treinador na véspera do jogo contra a Ponte Preta.

Porém, a derrota no fim de semana para a Ponte Preta aumentou a impaciência da torcida com o técnico. Nem mesmo o fato de o Flamengo ter sido superior à Macaca durante os 90 minutos poupou Cristóvão da enxurrada de críticas - principalmente no caso da substituição no intervalo. Foi neste momento que a operação em torno do treinador ficou ainda mais visível.

Coletiva incomum

O dia seguinte da derrota para a Ponte Preta reservou algo raro no treinamento no Ninho do Urubu. Dois medalhões do elenco foram convocados para atender a imprensa: o zagueiro Wallace e Emerson Sheik. Estava claro que um dos assuntos do dia seria as críticas ao técnico. Sheik, inclusive, não foi escolhido à toa e tem sido o grande defensor público de Cristóvão Borges. O atacante sempre defende o trabalho do comandante rubro-negro publicamente. Não foi diferente na última segunda-feira.

- Felizmente aqui não tem bagunça nenhuma, o trabalho é muito bem feito pelo Cristóvão. O time é muito bem treinado, e ele me surpreendeu muito. Eu trabalhei com um cara que todos vocês conhecem e que é muito vitorioso, o Tite. Vi o Cristóvão muito parecido com o Tite e nunca imaginei que fosse encontrar um treinador no futebol brasileiro com o perfil do Tite. É um cara estudioso, que está querendo sempre aprender e tem essa gana de vencer. Me surpreendeu. Acho que as pessoas esquecem que por trás do treinador tem um ser humano, pai de família, um filho. E ele sente, né? - disse.

Cristóvão e Emerson Sheik conversam após treinamento no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/ Fla Imagem)Cristóvão e Emerson Sheik conversam após treinamento no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/ Fla Imagem)

Rodrigo Caetano: "Equipe tem um padrão"

Cristóvão Borges tem outros dois aliados de peso: o presidente Eduardo Bandeira de Mello e o diretor executivo Rodrigo Caetano. Ambos são seus defensores ferrenhos. Após a apresentação do atacante Kayke, nesta terça-feira, Caetano foi bombardeado de perguntas sobre o treinador. O dirigente não deu brechas. Deixou claro que os resultados não são os melhores, mas que o departamento de futebol tem enxergado evolução nos últimos jogos.

- O torcedor é o motivo de estarmos todos aqui. Mas avaliação nossa tem que ser mais criteriosa. A gente percebe que essa suposta falta de empatia também é motivada pela falta de resultados. Se tivéssemos tido percepção de dificuldade de evolução, teríamos trocado (de técnico). Hoje percebemos que a equipe tem um padrão, uma forma de jogar. E isso vai aparecer ainda mais. Agora, o que conversamos nas reuniões, isso sempre fica na "casinha" - opinou Caetano.
Elenco clama pelo técnico

Apesar de ser Emerson Sheik o grande porta-voz da "defesa" de Cristóvão Borges entre os jogadores, esta postura resume o sentimento do elenco do Flamengo, que tem grande carinho pelo técnico e aprova seus métodos de trabalho. O plantel inclusive tem clamado pelo técnico junto à diretoria. Como de costume, Rodrigo Caetano não revela o teor das conversas, mas diz que todos estão unidos pelo Flamengo. E que isso passa por Cristóvão Borges.

- Reuniões a gente faz semanalmente. Com uma frequência que a gente julga necessária. É claro que nos dois últimos jogos eles não traduziram dentro de campo nosso entendimento de equipe. Falta para o Flamengo essa sintonia que a gente percebe se transformar em resultados. Essa oscilação tem que acabar, e isso só vem com evolução. E não são só os atletas, todos estão unidos pelo Fla. Não só pelo Cristóvão - afirmou o dirigente.

Rodrigo Caetano e Cristóvão Borges Flamengo (Foto: Richard Souza/ GloboEsporte.com)Rodrigo Caetano busca blindar Cristóvão das críticas da torcida (Foto: Richard Souza/ GloboEsporte.com)

Ressalvas apenas no Conselho Gestor

O mundo de Cristóvão Borges só não é uma unanimidade dentro do Flamengo por conta de resistência de algumas peças do Conselho Gestor, grupo que toma as decisões em forma de colegiado no clube. Porém, Bandeira e Caetano conseguem fazer com que o vento ainda aponte de forma favorável ao técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário