terça-feira, 26 de maio de 2015

Flamengo tem ótima gestão financeira, mas há problemas no futebol, diz jornalista



Apesar de a diretoria do Flamengo projetar um maior lucro neste ano, o clube começou o Campeonato Brasileiro com apenas um ponto em três partidas. Na opinião do chefe de produção do SporTV, Jorge Luiz Rodrigues, a diretoria do Rubro-Negro tem se mostrado competência para gerir a situação financeira, mas na direção do futebol existem problemas que precisam ser resolvidos. E a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo, nesta segunda-feira, seria uma consequência. Foi a sexta demissão da atual gestão do clube.

- Já contratou mais de 30 jogadores, e não eram jogadores com salários baixos (...) É louvável o que o presidente Bandeira de Mello e seus pares estão fazendo, tentando reconstruir as finanças do Flamengo. Mas a saída de Luxemburgo tem muito a ver com o embate que ele travou com o conselho gestor. O Vanderlei tinha projetos, tinha dois reforços que ele queria trazer e o conselho gestor vetou. É uma prática do Flamengo, o conselho gestor tem a palavra final. Você tem que aliar o futebol, que é o carro-chefe, com essa política de administração. E mais de uma decisão ou duas ou três têm se mostrado completamente equivocadas ao longo dos anos - disse Jorge Luiz Rodrigues, no "Redação SporTV".

Treino Flamengo - Bandeira de Mello (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) 
Gestão de Eduardo Bandeira de Mello já teve seis técnicos demitidos (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
 
O apresentador André Rizek lembrou que o Flamengo tem a nona posição entre os elencos mais caros do país. Por isso, não deveria estar na zona de rebaixamento.

- Esse lucro recorde que o Flamengo teve na história do futebol brasileiro, por enquanto, está sendo usado para pagar as contas básicas, que o Flamengo negligenciou por décadas. Uma hora, vai virar time de futebol. Só que é difícil lidar com isso. A gente quer ver um Flamengo forte, muita gente cobra. Por outro lado, tem o nosso papel de enxergar o que esta gestão está fazendo pelas finanças do clube.

Na opinião do correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, a diretoria está com dificuldade de conciliar a economia para longo prazo e os investimentos para a equipe atual. No entanto, acredita que uma boa campanha em 2015 é fundamental para manter o apoio da torcida e da imprensa à atual gestão.

- É um caso fascinante, na contradição de equilibrar o longo prazo com o curto. No futebol, o longo prazo é domingo, o médio é quarta-feira e o curto é "me dá dinheiro agora". É difícil equilibrar. A imprensa e a torcida parecem estar entendendo até um certo ponto a situação do Flamengo. A torcida está pensando assim: "A gente precisa de paciência, mas a gente precisa de paciência agora!" É um mundo louco, para o Flamengo lidar. É uma corda bamba, de tentar conciliar o longo e o curto prazo. Eu sempre achei o Campeonato Brasileiro deste ano o grande teste para a filosofia do Flamengo, porque houve uma certa paciência.

Luxemburgo Flamengo (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC) 
Vanderlei Luxemburgo foi demitido nesta segunda-feira, após a derrota para o Avaí (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário