segunda-feira, 13 de abril de 2015

Taça de campeão do Campeonato Carioca(Flamengo) pesa 17 quilos e é banhada a ouro


Taça Campeonato Carioca


A taça de campeão estadual de 2015 já está na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj). Responsável pela obra, Kiko Azevedo afirmou que o objeto, com base de madeira nobre e feito de metal banhado a ouro, pesa em torno de 17 quilos (12 quilos sem a base). Ele contou que o trofeu é uma reprodução de um prêmio entregue no Rio em 1904, com algumas mudanças como maior relevo nas áreas desenhadas e a própria cor dourada, já que a original teve banho de prata. Ele disse ter colocado mais ouro do que o normal na produção de taças e que usou desenhos em 3D para aperfeiçoar as áreas mais trabalhadas do objeto.

- Essa taça leva em torno de 30 dias para ser feita, em várias etapas. A primeira parte é que é uma réplica de uma taça de um prêmio dado em 1904 no Rio. É bastante trabalhada na alça, aquela faixa principal no centro, e o pé dela. Não tinha essa base de madeira que a gente coloca hoje, a modificação foi essa, além dos métodos, claro. E era banho de prata, a de hoje é toda banhada a ouro. Tento colocar o máximo possível, porque há um limite para o banho de ouro. A gente sempre tenta colocar o dobro do que se coloca normalmente nesse tipo de taça. Isso é calculado pelo tempo do banho.

Ele explicou como foram feitas as partes mais trabalhadas da taça, como as alças e a tira na parte de cima:
- Fiz à mão, depois fiz um desenho 3D, deixei o desenho totalmente simétrico, dei um super relevo e dobrei a largura da tira. A altura do relevo quase triplicou o original. Se tivessem os métodos de hoje em 1904, teriam feito assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário