sábado, 25 de abril de 2015

São José bate Flamengo no Rio para empatar a série



Eram os mesmos times em quadra, mas na tarde deste sábado, a atitude de São José era definitivamente outra. O time do interior paulista não baixou a guarda após a derrota por 23 pontos no jogo 1 das quartas de final do NBB e, com uma forte defesa, neutralizou a equipe do Flamengo para vencer por 82 a 76 no ginásio do Tijuca e empatar a série em 1 a 1. Agora, São José jogará as duas próximas partidas em casa, na terça e na quinta-feira da próxima semana. O time que chegar a três vitórias avança às semifinais.

- O mais importante foi a nossa postura o jogo inteiro, que no primeiro jogo não tivemos. Eles são favoritos e temos que jogar como time pequeno, que corre atrás e dá o sangue. Melhoramos nossa defesa e conseguimos a vitória. Mas não está nada ganho. Todo mundo conhece o Flamengo, tem ótimos jogadores, foi uma vitória muito importante, mas não podemos diminuir o ritmo de jogo - dissê o pivô Caio Torres, campeão pelo Flamengo na temporada 2012/2013.

Do lado carioca, Marquinhos reconheceu que a equipe falhou nos momentos mais importantes:

- Tínhamos que jogar mais com o físico, voltamos melhor nesse aspecto, mas erramos algumas bolas em lances decisivos , eu e outros jogadores, e eles acertaram as bolas nas horas decisivas.

 
O jogo

Empolgado pelos torcedores, que cantavam sem parar, o Flamengo começou com tudo a partida deste sábado. Apesar da dianteira de quatro pontos logo no início - Meyinsse e Olivinha pontuaram - , logo a afobação entrou em cena. Erros sucessivos fizeram o Fla ser surpreendido na reposição defensiva. Exemplo disso foi quando, no arremesso de três pontos errado por Benite, Laws aproveitou o contra-ataque e colocou os visitantes pela primeira vez à frente (9 a 7). Aos poucos, o Flamengo foi recuperando o controle do jogo, mas o São José não aliviava na marcação. No fim do primeiro quarto, Benite precisou fazer uma bela jogada individual na zona morta para deixar o time da casa na liderança (21 a 20).

São José não diminuiu o trabalho defensivo, forçando os rubro-negros a cometer diversos erros de passe e até mesmo nem acertarem o aro nos arremessos, caso de Marcelinho. A gota d’água para o técnico José Neto foi na metade do quarto, quando o time paulista abriu quatro pontos de frente (28 a 32). Mal sabia ele que o papo não adiantaria muito. Após Gegê errar um passe na boca do garrafão, Dedé fez a bandeja. Em seguida, Renan anotou uma grande cravada depois de um passe de costas de Betinho, aumentando a vantagem paulista (38 a 31). O Flamengo ameaçou uma reação com duas roubadas de bola que resultaram em quatro pontos de Benite (35 a 38), mas São José trabalhou bem a bola nos dois últimos minutos. Deu até para Dedé acertar o tiro de três pontos para dar uma boa folga no placar aos visitantes (41 a 35).

No retorno para a partida, o Flamengo demorou para dar sinais de que poderia conseguir a virada. O São José continuava marcando bem e mantinha a vantagem. O problema foi quando passou a também errar demais no ataque. Assim como os rivais fizeram durante todo o primeiro tempo, os jogadores rubro-negros aproveitaram os contra-ataques até, nas mãos de Olivinha, alcançar o empate (46 a 46) e, com Meyinsse e Marquinhos, a virada (50 a 49) faltando três minutos para o fim do período. Os times se alternaram na dianteira, e o placar entrou no último quarto empatado em 57 a 57.

Durante pouco mais de três minutos, o São José ficou à frente. Convertendo dois lances livres, Benite recolocou o Fla em vantagem (63 a 62). Mais uma vez, as duas equipes se alternavam na ponta, por um ou dois pontos de vantagem. No minuto final, Laws converteu da linha de três para os visitantes, e Marquinhos deu o troco na mesma moeda, deixando o Flamengo na frente (75 a 74).

Para estragar a alegria da torcida carioca, o ex-rubro-negro Caio Torres brilhou no momento decisivo. Recebeu no garrafão, fez a cesta, sofreu a falta e converteu o lance livre mesmo debaixo de muita vaia (75 a 77). Faltavam 33 segundos para o estouro do cronômetro, e Marquinhos desperdiçou um lance livre de dois cobrados. Em seguida, Caio Torres converteu mais dois, deixando o São José na boa (79 a 76). Herrmann errou a tentativa para três que poderia empatar a partida,  e o time paulista ainda anotaria mais três pontos em lances livres para selar o triunfo por 82 a 76.


Nenhum comentário:

Postar um comentário