sábado, 25 de abril de 2015

Desequilíbrio muscular é a causa das lesões de Paulinho, diz médico do Flamengo


Paulinho, lesão, Flamengo (Foto: ANDRÉ MOURÃO / AGÊNCIA ESTADO)
Um dos jogadores mais queridos pela torcida rubro-negra, Paulinho não tem conseguido emplacar uma sequência de jogos pelo Flamengo neste ano. Fez apenas seis partidas na temporada, todas entrando no segundo tempo. O atacante tem frequentado o departamento médico com assiduidade por conta de seguidas lesões. A primeira, a mais grave, ocorreu em setembro do ano passado, e ele precisou passar por uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Entregue à preparação física no começo de 2015, Paulinho foi tratado com calma pelo clube e só voltou a jogar no começo de março. Mesmo assim, voltou a sofrer com a parte física e já sentiu a coxa direita em duas oportunidades.

Neste momento, o camisa 26 está tratando um edema grau 1 no músculo posterior da coxa direita. Médico do Fla, Márcio Tannure explicou que Paulinho perdeu massa na perna direita e teve um desequilíbrio muscular por conta da primeira lesão, fato que garantiu ser normal. E é essa a razão para os problemas em sequência.

- O que acontece com o Paulinho não é incomum se pegar o histórico dos atletas que vêm de cirurgia no cruzado. O cara que faz essa cirurgia perde muita massa, e cria-se um desequilíbrio muscular. Até que essa musculatura volte a estar equilibrada é comum que ocorram pequenas lesões. Ele particularmente está pior porque já não tinha muita musculatura, sofre mais ainda. Os jogadores que têm um equilíbrio muscular melhor sofrem menos com isso. Mas a grande maioria dos que fizeram cirurgia de cruzado tem esses casos no início.

Ainda segundo Tannure, o jogador ainda não tem previsão de volta. Tudo depende de como ele vai reagir ao tratamento. Além dele, o departamento médico do Flamengo conta apenas com Nixon atualmente. O atacante passou por cirurgia no tendão patelar do joelho esquerdo em março e se recupera no prazo esperado. Também não tem previsão de retorno.

Três jogadores foram entregues à preparação física nos últimos dias: Canteros se recuperou de um estiramento do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e é o mais avançado para voltar a jogar; Cáceres melhorou de um problema no quadril; e Samir se livrou de uma lesão no músculo adutor da coxa direita.

O Flamengo está de folga até domingo, com exceção desses cinco atletas, que seguem treinando à parte ou no DM, e terá duas semanas para se preparar para o Campeonato Brasileiro. A primeira semana terá atividades no Ninho do Urubu, sendo que em três dias de forma integral, e depois o grupo viajará para uma intertemporada. O destino mais provável é Atibaia-SP. A estreia no Brasileirão está marcada para 10 de maio, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo, no Morumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário