quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Zico pede Flamengo ofensivo e vê falta de jogador de criação no elenco atual


Zico quer o Flamengo com cara de Flamengo. O ídolo foi claro durante o lançamento da camisa retrô que representa o seu primeiro uniforme no Rubro-Negro, em 1971: "Tem que mudar a filosofia". A loja Espaço Rubro-Negro, no Centro do Rio de Janeiro, ficou lotada de convidados que esperavam um autógrafo e uma foto com o ex-jogador. A camisa em questão leva o número 9 nas costas, o primeiro utilizado por Zico no clube. Galinho aproveitou o evento para opinar sobre o time atual, comandado por Vanderlei Luxemburgo. Ele acredita que a estratégia de jogar fechado, no contra-ataque, tenha funcionado quando o Fla encontrava-se na chamada "zona da confusão" do Campeonato Brasileiro no ano passado, mas frisou que a partir de agora a equipe deve buscar atuações diferentes.

Lançamento da camisa retrô que representa o primeiro uniforme do Zico no Flamengo (Foto: Sofia Miranda) 
Zico lança camisa retrô que representa o seu primeiro uniforme no Flamengo (Foto: Sofia Miranda)

- O Vanderlei armou o time com o material humano que ele tinha nas mãos. A situação em que o Flamengo se encontrava pedia isso, jogar mais fechado. Jogar de peito aberto com o nome Flamengo não estava dando. Ele fez os jogadores entenderem a filosofia e deu certo. Mas agora, começando do zero, é outra coisa. É o Flamengo. Algumas alterações foram feitas, e acho que os jogadores têm que mudar também a filosofia - disse Zico.

O Galinho explicou que falta no time um jogador com características de drible, que se desvencilhe da marcação adversária, e afirmou ainda que Luxemburgo terá de arrumar um jeito para que esses "talentos" surjam no Flamengo.

- Ele (Luxemburgo) é que é o homem, a competência tem que ser dele. Jogar com espaço para contra-ataque é uma coisa. Jogar com a defesa plantada lá atrás, é outra. Contra o Flamengo, todo mundo joga fechadinho. Então, temos que ter jogadores que saibam se desvencilhar, driblar, criar uma jogada. Acho que hoje falta um jogador com essas características - avaliou.

Perguntado se Jadson, do Corinthians, e que é cobiçado pelo Rubro-Negro, teria a capacidade de suprir essas necessidades no meio de campo, Zico respondeu que sim:

- O Jadson é um jogador que tem essa característica. Já o conheço, já vi jogar e poder ser importante para o clube. O Conca acho muito difícil que vá para o Flamengo.

Lançamento da camisa retrô que representa o primeiro uniforme do Zico no Flamengo (Foto: Sofia Miranda)Apesar de enxergar algumas mudanças a serem feitas no time para a temporada, Zico ainda vê o Flamengo com vantagem sobre os rivais. Ao menos, para a disputa do Campeonato Carioca, que inicia no fim do mês. O fator "camisa" acaba pesando mais quando se trata de jogar no Rio de Janeiro.

- O Flamengo é sempre favorito. Quando entra em uma competição, é sempre favorito, principalmente no Rio de Janeiro. Por tudo o que a gestão tem feito, espero que o time justifique isso dentro de campo - apostou.


A camisa 9

Em sua época de jogador, a oportunidade que Zico tinha de estrear pelo time principal do Flamengo foi com a camisa 9. A 10, depois eternizada em suas costas, pertencia a Fio Maravilha na época. A estreia do ídolo não poderia ter sido melhor para os rubro-negros: vitória por 2 a 1 sobre o arquirrival Vasco, em que Zico deu o passe para Fio selar o triunfo. Ele relembrou o momento no evento desta quinta-feira.

- Eu tinha terminado o campeonato juvenil como artilheiro, e o Flamengo passava por um momento difícil. Fui chamado e colocado como centroavante. Nessas horas, você não escolhe o número da camisa. Joguei, mesmo tendo dificuldades na posição, de jogar de costas, porque eu era franzino. Mas joguei bem e consegui dar passe para o gol. Foi contra o nosso rival, vasco. Não poderia ser diferente - contou Zico, arrancando gritos e aplausos dos torcedores presentes na loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário