quarta-feira, 16 de abril de 2014

No Flamengo, Alecsandro diz que entende tristeza de vascaínos, mas afirma: ‘Se tiver de chorar, que chore a mãe deles’




Alecssandro, com a medalha de campeão Foto: Freelancer / Agência O Globo

As danças a bordo do trem bala, as caretas na comemoração dos gols, tudo isso, se depender de Alecsandro, se tornará uma lembrança tão distante quanto a da última vez que o Vasco derrotou o Flamengo em finais. Campeão carioca em cima do ex-clube, o atacante superou o passado com a mesma facilidade com que faz gols. Cada vez mais encantado pelo clube rubro-negro, disse entender a tristeza e a revolta pelas bandas de São Januário, mas fez questão de ressaltar: que o choro fique do lado de lá.

- A derrota sempre dói. O clube trabalha sempre em prol do título e quando há essa perda, a dor acontece, os sentimentos afloram. Deixei muitos amigos no Vasco, sei da dor que sentem, mas no futebol é como na vida, você tem de primeiro gostar de si mesmo. Tive um treinador que dizia: “Se tiver de chorar, que chore a mãe deles”. Foi o que pensei no jogo. Se tiver de chorar, que chore a mãe deles. Graças a Deus minha mãe está muito feliz e vai continuar assim - vibrou.

Foram dois anos de Vasco. Pelo Cruz-Maltino, foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro, com momentos de altos e baixos com a torcida. Em quatro meses de Flamengo, os gols no Campeonato Estadual, o título sobre o arquirrival e o carinho dos rubro-negros o ajudam a se sentir à vontade pelo time da Gávea, cada vez menos conectado ao passado vascaíno. Quando coloca na balança, já não consegue esconder por quem seu coração bate mais forte:

- Cada clube tem meu respeito. Quando passei pelo Vasco, fui campeão, recebi o carinho da torcida e pude dar carinho para o torcedor. Mas para mim, foi muito boa a vinda para o Flamengo. É de uma maneira que não consigo descrever, o carinho que estou recebendo. A chegada foi com um pouco de receio das pessoas, por eu ter passado pelo rival. Mas hoje sou abordado todos os dias. Hoje faço parte da história do clube, do hino do Flamengo. Eu me sinto assim: uma vez Flamengo, sempre Flamengo.


Alecsandro ao lado do filho Yan: bola do título nas mãos
Alecsandro ao lado do filho Yan: bola do título nas mãos Foto: Freelancer / Fernanda Dias
Aos 33 anos e com dez clubes diferentes no currículo, Alecsandro espera deixar as andanças da bola para trás. O gosto pelo Rio é uma das razões. Ao ser contratado pelo Vasco em 2011, o centroavante, filho do ex-atacante Lela, se deixou levar pelos encantos da Cidade Maravilhosa. Fixou residência na Barra da Tijuca e, ao lado da esposa Vanessa e dos filhos Yan e Nicolas, decidiu que será com a vista para o mar que acordará todos os dias após se aposentar dos gramados.

O outro motivo de querer criar raízes num só lugar é o Flamengo. A decisão de defender o clube foi corajosa, ele garante, diante do passado pelo vasco e da concorrência de Hernane, o Brocador, então grande xodó do clube:

- Eu fui corajoso. Não imaginava que começaria tão bem, mas tinha acreditava que era possível, porque sei do meu potencial. Quando me ligaram para falar do convite do Flamengo, minha primeira resposta, na minha cabeça, foi sim. Mas depois consultei as pessoas que me cercam e todos disseram para eu aceitar o convite. Meu pai me deu força, mesmo com o fato de eu ter jogado pelo Vasco, com a concorrência do Hernane.

Quatro meses depois, ele festeja a escolha e projeta um futuro cada vez mais rubro-negro.
- Não sei se consigo bater Leo Moura, que está há dez anos no clube, mas quero chegar perto disso. Quanto mais tempo eu ficar no Flamengo, melhor - afirmou.

Realizado na carreira, Alecgol, como também é conhecido, enaltece as próprias conquistas. Desde 2009, quando foi contratado pelo Internacional, o atacante levou seis taças para casa. Foi bicampeão da Libertadores, venceu a Copa do Brasil e levantou três estaduais.

- Costumo dizer que o difícil é se manter no topo. Nos últimos anos da minha carreira, sempre tive boas temporadas, seja com títulos, seja com gols, às vezes com títulos e artilharia. Tenho tido uma média boa neste período e é difícil se manter assim, há mais de cinco anos. Isso é fruto de muito trabalho. Quero continuar assim, agora pelo Flamengo - concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário