segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Maracanã define nova iluminação com 396 projetores e 'sem sombras'



Os responsáveis pela obra do Maracanã definiram o novo tipo de iluminação do estádio, seguindo os padrões exigidos pela Fifa: 396 projetores (cada um com potência de 2.000 watts), com a promessa de eliminar sombras e proporcionar uma visibilidade perfeita em qualquer área do campo.

Maracanã iluminação (Foto: Erica Ramalho/Seobras) 
Simulação de como ficará a nova iluminação do Maracanã após a reforma  (Foto: Erica Ramalho/Seobras)
 
O sistema será fornecido pela GE Iluminação, que fechou acordo com a Empresa de Obras Públicas (EMOP) do Rio de Janeiro e o  Consórcio Maracanã Rio 2014, formado pelas construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, responsáveis pela reconstrução do estádio, que será palco das finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. A inauguração da nova arena está prevista para o final de fevereiro do ano que vem.

- O trabalho do governo estadual foi validar uma reestruturação capaz de simbolizar a capacidade do país de sediar eventos de calibre mundial. Da arquibancada à iluminação, privilegiamos a escolha dos melhores equipamentos e soluções à altura do empreendimento - disse o presidente da EMOP, Ícaro Moreno.

Os projetores escolhidos pela GE são do tipo EF2000, que já foram usados na Riverbank Arena, que recebeu partidas de hóquei nas últimas Olimpíadas e de futebol de cinco e de sete dos Jogos Paralímpicos de Londres. O sistema permite ainda controlar o ofuscamento da luz e reduzir a dispersão luminosa, o que ajuda a concentrar o faixo de luz no campo.

-  A escolha da solução apresentada levou em consideração a melhoria da qualidade da luz neste que será o maior estádio brasileiro. A reconhecida eficiência de todo o portfólio soma-se à garantia necessária para assegurar a perfeita iluminação durante as partidas, aumentando a visibilidade em todos os cantos do campo - afirmou Carlos Zaeyen, representante do Consórcio Maracanã Rio 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário