domingo, 2 de dezembro de 2012

Eleição nesta segunda-feira aponta presidente do Fla para próximo triênio


A corrida que começou com seis candidatos chega ao fim com apenas três. Nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, o Flamengo viverá um dia de ebulição por conta da escolha do presidente do próximo triênio. Patricia Amorim tenta a reeleição e tem como adversários Eduardo Bandeira de Mello e Jorge Rodrigues. Na lista entregue aos candidatos para homologação de chapa constam 5.990 nomes de sócios que estariam aptos a votar. A categoria mais representativa é a dos sócios-proprietários, com 3.594. No topo da pirâmide estão os 26 grandes beneméritos. O pleito ocorrerá no Ginásio Hélio Maurício, na sede do clube, na Gávea, das 8h às 21h. Para votar, o eleitor deve apresentar a carteira de sócio ou um documento com foto. O GLOBOESPORTE.COM faz a cobertura em Tempo Real da manhã à noite, com flashes ao vivo a partir do fim da tarde.

Depois de diversas alianças entre as chapas de oposição, restaram apenas três candidatos: a atual presidente do clube, Patricia Amorim, na Chapa Amarela; Eduardo Bandeira de Mello, da Chapa Azul, que absorveu a Branca de Ronaldo Gomlevsky; e Jorge Rodrigues, da Chapa Rosa, que teve a adesão das Chapas Laranja e Verde, de Maurício Rodrigues e Lysias Itapicurú, respectivamente.

candidatos do Flamengo Patricia Amorim, Eduardo Bandeira de Mello e Jorge Rodrigues (Foto: GLOBOESPORTE.COM) 
Jorge Rodrigues, Patricia Amorim e Eduardo Bandeira de Mello concorrem (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
 
 
 
Aos 43 anos, Patricia tenta a reeleição. O primeiro mandato começou em 2010, logo na sequência da conquista do Campeonato Brasileiro no ano anterior. Patricia foi a primeira mulher a ocupar a cadeira presidencial do clube rubro-negro. A gestão passou por diversas turbulências em episódios envolvendo Bruno, Zico, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, troca de treinadores, e o futebol profissional conquistou apenas um título: o Campeonato Carioca de 2011. 
 
  A mandatária tem como principais bandeiras na disputa pela reeleição a reforma da sede da Gávea, o pagamento de salários em dia para os funcionários e a exaltação de que o clube conseguiu valorização patrimonial. Ex-nadadora, a dirigente também destaca os investimentos feitos nos esportes olímpicos, mas tem exata noção de que precisa rever os conceitos em setores como o marketing e o carro-chefe do Flamengo: o futebol.


Eduardo Bandeira de Mello, de 59 anos, só teve a candidatura confirmada em 9 de novembro. Membro da chapa "Fla campeão do mundo", o empresário assumiu o lugar que era de Wallim Vasconcellos, que foi impugnado por não ter cinco anos de vida associativa no clube. Luiz Rodolfo Landim Machado, antigo vice, também não pôde concorrer. Walter D’Agostino entrou em seu lugar.

Eduardo Bandeira de Mello é executivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre as propostas da Chapa Azul, estão a criação de dois comitês: um para gerir o futebol e outro para reestruturar a dívida do clube. Além disso, Bandeira de Mello promete trabalhar para que o Maracanã seja a casa do Flamengo, ainda que em parceria com o Fluminense. A meta é administrar o Rubro-Negro como uma grande empresa, com base na experiência dos executivos que compõem a equipe. Zico, maior ídolo do clube, fará parte da gestão do futebol, mas sem ocupar qualquer cargo remunerado.


 Aos 59 anos, Jorge Rodrigues atualmente patrocina o clube através de sua empresa, a Triunfo Logística, que estampa a marca nos uniformes de algumas modalidades, incluindo o futebol - o contrato se encerra no fim do ano, antes de tomar posse no caso de uma eventual vitória. Ele foi o escolhido por Patricia Amorim para ir à Bolívia em janeiro - onde o Flamengo faria um período de adaptação à altitude para disputa da pré-Libertadores - para tentar amenizar a crise entre Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo, que terminou com a demissão do treinador.

Apesar do bom relacionamento com a atual administração, Jorge disse ter se sentido traído ao não ver o seu plano de contratar uma empresa para formatar um projeto de gestão profissional para o clube ser levado adiante por Patricia Amorim. Resolveu, portanto, se lançar candidato. Entre os seus projetos em caso de vitória na eleição, estão o deslocamento do departamento de marketing para a antiga concentração do clube em São Conrado, contratação de executivo para gestão do futebol, e criação de sedes do Flamengo em outros estados para aumentar o número de sócios. A contratação de uma empresa para formatar um modelo de gestão profissional para o clube está mantida se Jorge vencer o pleito, e sua previsão é de que o projeto esteja pronto em cinco meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário