quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Treinador do juvenil fala sobre a expectativa para a final da Taça Rio


Z Ricardo comanda a equipe juvenilO Flamengo vai decidir o título da Taça Rio da categoria juvenil (até 15 anos), contra o Fluminense, no próximo sábado (17.11). A partida acontecerá em Xerém, na casa do rival. E o treinador Zé Ricardo, que está há apenas 3 meses no comando técnico da molecada, lembra que o Mais Querido do Brasil faturou o primeiro turno da competição (Taça Guanabara) e espera vencer o confronto do próximo fim de semana para conquistar o Carioca e evitar outros dois jogos contra o adversário.

"Os meninos estão bem. Na verdade estamos mostrando para eles a importância de tentar finalizar o campeonato agora. Porque caso a gente não consiga, teremos mais dois jogos contra o Fluminense. Então emocionalmente é ruim você jogar três vezes contra o mesmo adversário", conta o técnico.

Zé Ricardo ressalta que o time não fez uma campanha brilhante, mas o trabalho sério falou mais alto, fazendo com que a equipe chegasse à final da competição. Com a mudança de treinadores na base, o rendimento dos meninos pode ter ficado abalado, diz ele, embora a filosofia de trabalho da base rubro-negra seja consistente.

"A gente conseguiu (chegar à final), apesar de não ter feito uma campanha muito sólida. Pois a mudança de treinador sempre gera um desequilíbrio, ainda mais nessa categoria, que os meninos já flutuam muito na condição emocional deles. O próprio rendimento deles acaba oscilando muito e com a mudança de treinador, por mais que a filosofia seja muito parecida, acontece um desequilíbrio. A gente titubeou um pouco, mas conseguimos nos manter próximos da primeira posição", diz.

De acordo com o treinador, o time juvenil não tem aquele jogador craque que pode decidir o jogo sozinho, mas por outro lado, a equipe tem um poder coletivo muito forte, o que, às vezes, é muito mais importante num jogo de futebol.

"É um grupo que gosta muito de trabalhar. Não temos um jogador de grande destaque individual, mas nosso coletivo é muito forte. Estamos chegando bem para a final. A gente sabe que vai ser uma partida difícil e precisamos ter muito cuidado, principalmente no início da partida. O time do Fluminense é muito forte em Xerém e ainda não perdeu nenhuma partida lá", justifica Zé Ricardo.

O título pode confirmar que o time realizou um trabalho positivo ao longo do ano. Assim Zé Ricardo vê a conquista como objetivo. O treinador tira dos jogadores a pressão para conseguir o triunfo e salienta que a formação do atleta está acima de qualquer troféu.
 
"O título não é o grande determinante no que diz respeito à formação da carreira deles, porque não é um título que vai definir, mas é importante para a confirmação do trabalho. Assim os meninos ficam mais motivados para continuar, porque a maioria deles vai subir para o juvenil. Talvez essa seja a transição mais difícil nas categorias de base, onde eles vão pegar uma realidade muito dura, com o jogo mais veloz, com muitas variações táticas, mas definido em questão da força. Essa transição é muito difícil e subindo com título fica muito mais confortável para eles", comenta.

Flamengo e Fluminense se enfrentam no sábado, às 10h, em Xerém. Em caso de empate, a partida será decidida nos pênaltis. O Mais Querido, se vencer, fatura a Taça Rio e, consequentemente, o Campeonato Estadual, uma vez que levou a Taça Guanabara no primeiro turno.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário