quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fla fecha Brasileiro com baixo aproveitamento na conta de Dorival


Falta apenas um jogo, diante do Botafogo, sábado, no Engenhão, para o Flamengo fechar a conta no Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira, Dorival Júnior completou quatro meses no comando do time. Entre datas, números e pontuações, o técnico teve um baixo aproveitamento nas 26 partidas em que esteve no banco de reservas: foram apenas oito vitórias, o mesmo número de derrotas e dez empates. De 78 pontos em disputa, a equipe de Dorival somou 34, com 43,6% de aproveitamento. Em campo, foram 22 gols marcados e 27 sofridos.

O aproveitamento de Dorival pode chegar no máximo a 45,6%, em caso de vitória no clássico de sábado, às 19h30m (de Brasília). Diante dos números e das atuações abaixo da média, Dorival admite o ano ruim.

- Eu não vou ficar aqui iludindo o torcedor, dizer que eu estou satisfeito com aquilo que eu vi, pois não é essa minha condição. Acho que o Flamengo tem a necessidade e o dever de melhorar para que resgatemos a confiança do torcedor, que está abalada diante daquilo que produzimos ao longo de 2012. O ano de 2013 obrigatoriamente tem que ser melhor - disse o treinador, ao site oficial do clube.

Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM) 
Dorival tem 43,6% de aproveitamento à frente do Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)
 
Por conta de problemas de lesões, convocações de Cáceres e González para as seleções de Paraguai e Chile e também opções táticas, Dorival não conseguiu dar uma identidade ao time rubro-negro. Na reta final, o time conseguiu agora estar há oito jogos sem perder, sendo cinco empates e três vitórias, todas por 1 a 0, sobre São Paulo, Figueirense e Náutico.

- Acho que é razoável, porque não estou satisfeito com os resultados. Mas o Dorival pegou um time montado pelo Vanderlei (Luxemburgo) e pelo Joel (Santana) no meio do caminho, teve de recorrer a jogadores de Série B, e conseguiu os resultados agora. Acredito que, com um grupo novo, e sem a corda no pescoço, a gente pode ter um bom trabalho - declarou Zinho, em recente entrevista à “Rádio Globo”.

Nos quatro meses em que está à frente do Flamengo, Dorival chegou a dar chances para as promessas da base, principalmente Thomás e Negueba, que foram titulares em várias partidas, além de Adryan e Mattheus. No decorrer do campeonato, no entanto, abriu mão da utilização dos jovens. Alegava que o momento era difícil e que alguns ainda precisavam de uma preparação maior.

Os primeiros meses do técnico também foram marcados pela utilização das apostas. O lateral-direito Wellington Silva, o volante Amaral, o zagueiro Renato Santos e o meia-atacante Wellington Bruno tiveram chances e conseguiram fazer um bom trabalho. Wellington Silva e Amaral, cujos contratos de empréstimo terminam em 31 de dezembro, vão ficar. A situação de Wellington Bruno é a mesma, mas ainda não houve uma definição sobre a permanência do jogador. Já Renato Santos tem mais três anos de contrato.

- Sou muito grato ao Dorival e ao professor Joel (Santana), que estava aqui quando cheguei e confiou no trabalho que eu fazia no Nova Iguaçu. Fui carimbado logo na chegada, pois o Flamengo vivia uma situação difícil, mas consegui fazer um bom trabalho e estou muito perto de renovar. Quero conquistar muita coisa com o Flamengo - disse o volante Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário