sábado, 27 de novembro de 2010

Flamengo derruba atual campeão e briga pelo bi na Liga Sul-Americana

Equipe não encontra dificuldades para vencer o Quimsa, da Argentina, e enfrentará o Brasília na disputa pelo título neste domingo, na Arena Olímpica

A lembrança ainda estava fresca na memória do Quimsa. E por isso mesmo, Marcelinho teria que encontrar uma brecha entre dois marcadores para fazer valer sua fama de cestinha. Em 2009, em Santiago del Estero, ele foi responsável por 41 pontos no jogo que marcou a primeira conquista do Flamengo na Liga Sul-Americana. Neste sábado, o ala-armador não encontrou a mesma facilidade, mas seus companheiros estavam prontos para driblar o problema. O trabalho em equipe levou o Mengão à final: 88 a 74 (51 a 33).

Na briga pelo bicampeonato, terá de passar pelo Brasília, velho conhecido que na última edição do NBB levou a melhor. A partida será disputada às 20h30m (de Brasília), com transmissão do SporTV. Mais cedo, às 18h, Boca Juniors e Quimsa jogam pela medalha de bronze. Torcedor do Flamengo que comparacer à Arena Olímpica vestindo a camisa do clube pagará meia entrada.

Foto: Pivô Átila dos Santos foi o destaque: 21 pontos e 12 rebotes

Marcelinho sofreu com a marcação dupla imposta pelo adversário, marcou apenas 15 pontos e viu o pivô Átila dos Santos, que veio do banco, ser o destaque do jogo. Com 21 pontos e 12 rebotes, ele marcou um duplo-duplo e ganhou elogios até mesmo do ala-armador, acostumado aos holofotes no Flamengo: "Ele jogou demais".

- Ser cestinha para mim não é importante. O importante foi o resultado que conseguimos no fim. Fizemos uma partida boa, começamos bem e também defendemos muito bem. O time teve confiança em mim e eu pude fazer meu trabalho. O Flamengo tem um time muito forte e acho que o grupo prevaleceu neste partida - diz Átila, apos jogar na Bulgária, Espanha e no Bakersfield Jam, da Liga de Desenvolvimento da NBA (D-League), e busca seu primeiro título no Brasil.

Na próxima edição do torneio, a primeira fase - com sedes no Chile, Equador e Uruguai - será em outubro e o hexagonal final terá a tabela casada com a do NBB para evitar a mudança na tabela do campeonato nacional. A decisão foi tomada após reunião entre a Abasu e a LNB.

Marcelinho na partida de basquete entre Flamengo contra o Quimsa
Bem marcado pelo Quimsa, Marcelinho anotou apenas 15 pontos no jogo (Foto: Alexandre Vidal / Divulgação)

O jogo

O Quimsa voltou suas atenções para Marcelinho. Bem marcado, ele também não mostrava a mesma mão quente quando era deixado mais livre. Então, foi a vez de Bábby dar um passo à frente. O pivô Se apresentou e liderou o time no primeiro quarto. Quando começava a abrir uma boa frente no placar, o número elevado de faltas deu aos argentinos a chance de se aproximar e até passar (13 a 12). Se manter no comando foi mais complicado. Para desespero do técnico Carlos Romano, seus jogadores insistiam nos chutes da linha de três, sem sucesso. "Isso não!", gritava. Melhor para o Flamengo: 25 a 23.

Mesmo sem Bábby, Guto e Teichmann do quinteto titular em quadra, o time da casa manteve o ritmo. Nesse momento quem tinha as rédeas da partida era Fred. Foram dele os seis pontos seguidos que deram início a arrancada. Jefferson e Átila também deram a sua contribuição. Atônito, o adversário se perdia e errava demais. O prejuízo chegou aos 18 pontos: 51 a 33.

A vibração argentina já não era a mesma. Igual mesmo, só o empenho nos rebotes do Flamengo. Na metade do terceiro quarto eram 27 contra 13 do Quimsa. Marcelinho começava a se soltar. Tinha 15 pontos e o time administrava a vantagem conseguida. O Quimsa tentava diminuir com bolas de três, mas não tinha muito sucesso: 76 a 57.

A saída era tentar explorar mais o garrafão. Com Bábby no banco, pendurado com quatro faltas, de pouquinho em pouquinho a diferença caiu para 80 a 68. A reação também. O Quimsa não pontuou por mais de dois minutos e ainda perdia os rebotes. Sem tempo para mudar a situação, a equipe que defendia o título teve de se contentar em disputar o terceiro lugar com o Boca Juniors e a última vaga na Liga das Américas.. O Flamengo, por sua vez, terá mais um capítulo da grande rivalidade com o Brasília.

- É o mérito do trabalho bem feito. São duas equipes muito bem montadas, as que têm mais investimento. Já está virando uma rivalidade sul-americana. Amanhã (domingo) vamos para o tudo ou nada e tentar mais uma vez ganhar deles - diz Duda, que deu seis assistências neste sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário