quarta-feira, 28 de abril de 2010

Flamenguistas em São Paulo: distância que não inibe paixão

Eles estão fisicamente longe do clube do coração. Mas transformam a cidade do rival em um pedacinho da própria torcida. Flamenguistas que vivem em São Paulo têm seu próprio refúgio.

Fla Sampa está a mil para o primeiro duelo das oitavas, no Rio. Os flamenguistas que moram na capital paulista se encontram para os jogos desde 2004. O grupo, que começou com três pessoas, já chegou a reunir 2.500 no último jogo do Brasileiro de 2009, quando o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1 e ficou com a taça. A festa tem endereço certo: um bar na Vila Clementino. Rodrigo Fortuna, presidente da Fla Sampa, que já se tornou embaixada oficial do clube carioca, garante que o local vai estar cheio nesta quarta. Mas um pouco desfalcado: afinal, uma excursão partirá para o Maracanã.

- Para o primeiro jogo serão mais de 100 pessoas, seguindo de carro, ônibus e avião. A dificuldade na compra dos ingressos tem sido uma constante na vida dos flamenguistas e da maioria dos torcedores de qualquer outro time. Neste ponto, não há respeito com o cidadão - lamenta o administrador.

Fortuna conta que a Fla Sampa não é apenas para rubro-negros que moram em São Paulo. Paulistas e torcedores nascidos em outras cidades do Brasil completam o grupo. E é bastante comum aparecerem pessoas que estão de passagem na terra da garoa e procuram um lugar para acompanhar as partidas do time carioca. Se hoje estão em um bar que passa todos os jogos do Fla, antes os torcedores dividam espaço com torcedores de rúgbi.

- No início, como nos encontrávamos em um pub Irlandês, era comum termos que esperar os jogos de rúgbi terminarem para assistirmos aos do Mengão (risos). Recebemos torcedores de todo o país e do mundo. Além daqueles que residem em São Paulo, temos um grande público flutuante durante as transmissões dos jogos. É gente vinda de todos os cantos a trabalho e que encontra na Fla Sampa um cantinho rubro-negro - acrescentou Fortuna.

Carolina Elustondo/GLOBOESPORTE.COM

Flamenguistas se encontram na Vila Clementino para torcer pelo clube do coração



Nenhum comentário:

Postar um comentário