quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eleições do Flamengo: primeira pesquisa indica cenário dividido na Gávea

A eleição no Flamengo é só no fim do ano, provavelmente dia 7 de dezembro. Cinco candidatos já anunciaram que vão lutar pelo posto de presidente do clube mais popular do país. O GLOBOESPORTE.COM teve acesso à primeira pesquisa de intenção de voto sobre o pleito, que mostra que Patrícia Amorim e o presidente em exercício, Delair Dumbrosck, são os preferidos num cenário ainda muito indefinido. Patrícia teve 25,8% de escolhas na pesquisa estimulada, contra 16,5 % de Delair.


Dentre as opções que estarão nas urnas, o terceiro colocado é Clóvis Sahione, com 13,2%. Pedro Ferrer tem 8,7% e Eider Dantas 3,1%. Ainda sem confirmar a participação, Plínio Serpa Pinto foi citado por 6,1%.

A pesquisa foi realizada pelo Bureau Estatística e Estratégia (BEE) e teve como base o colégio eleitoral de 2006. Foram ouvidos 311 sócios, incluindo três categorias: proprietários (139), patrimoniais/contribuintes (115) e outros (57). Neste último grupo estão os eméritos, beneméritos, grandes beneméritos, laureados e remidos. O diretor do BEE, Reinaldo Castro e Souza, simpatizante de Patrícia Amorim, disse que fez a pesquisa por iniciativa própria. Mas que entregou o resultado para Amorim.

- Fizemos um trabalho isento e aleatório por telefone. Foi um apanhado inicial de uma eleição cujo layout não está formado. Dentre os candidatos colocamos Marcio Braga e Edmundo Santos Silva para ver rejeição, que neste momento é o mais importante. A pesquisa foi feita por mim. Não foi encomenda de ninguém. Banquei e usei meus estagiários – disse Reinaldo, que foi diretor do Flamengo durante o mandato de Luiz Augusto Veloso, na década de 90. – explicou.

A lista oficial de votação para o pleito deste ano sairá no dia 30 de agosto e um mês depois haverá a homologação das chapas. Por isso, explica Reinaldo, o resultado mais expressivo está no índice de rejeição.

- Os patrimoniais e contribuintes são os únicos que podem ser questionados nesta lista, já que precisam estar em dia com os seus vencimentos. Já os demais estavam na lista de 2006 e têm direito a voto em quaisquer condições – explicou Reinaldo, que é Phd em estatística.

Por enquanto há cinco chapas oficializadas com os seguintes candidatos: Clóvis Sahione, Delair Dumbrosck, Eider Dantas, Patrícia Amorim e Pedro Ferrer. Nesta terça, Lysias Itapicuru confirmou a participação nas eleições. O próximo deve ser Plínio Serpa Pinto, que terá o apoio de Kleber Leite.


Eleições no Flamengo:

Quando: segunda-feira, 7 de dezembro (a confirmar)
Quem pode votar: sócios proprietários com mais de dois anos de vida social ativa (precisa estar em dia com o clube até 30 de agosto), sócios patrimoniais/contribuintes com mais de três anos de vida social ativa (precisa estar em dia com o clube até 30 de agosto), beneméritos, grandes beneméritos, remidos e laureados. É preciso ter mais de 18 anos.
Aptos a votar em 2006: 5.621
Aptos a votar em 2009: a lista será divulgada dia 30 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário