quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bruno tem nova função para desempenhar no Flamengo

Quem observou atentamente o jogo-treino contra o Tupi, em Teresópolis, no último domingo, percebeu que Bruno ganhou uma nova responsabilidade com a chegada de Cuca: ser uma espécie de líbero quando o Flamengo tiver um escanteio ou uma falta perto da área adversária a seu favor.

Em determinado momento do jogo-treino, quando o time teve uma falta ofensiva, apenas dois jogadores rubro-negros ficaram na sobra, no meio-de-campo, para marcar os dois adversários responsáveis pelo contra-ataque. Um deles foi Léo Moura.

– Adianta, Bruno – orientou o lateral–direito.

O goleiro correu até a intermediária e ali ficou até o desenrolar da jogada, sem sucesso.

Procurado pelo LANCE!, Cuca admitiu que essa determinação faz parte de um conjunto de mudanças táticas. E explicou que a função requer algumas características para ser desempenhada.

– Quem faz isso muito bem é o goleiro holandês do Manchester United, Van der Sar. Para fazer isso, é necessário um jogador versátil. É preciso ter qualidade e inteligência. Vamos tentar fazer isso aqui uma vez ou outra, pois Bruno tem qualidade com os pés para isso – explicou Cuca.

Bruno disse que já chegou a fazer essa função outras vezes, pelo próprio Flamengo. Mas admitiu que agora a situação é diferente.

– Cuca está treinando essas situações de contra-ataque. Antes de ele chegar, eu já fazia mais ou menos isso de ficar adiantado. Mas agora isso ficou bem mais visível. É quase uma espécie de líbero mesmo – explicou o goleiro, para falar dos cuidados que esse tipo de função requer.

– Não dá para ir em qualquer bola. Só quando ela for um pouco mais para a linha de fundo. E também é preciso voltar rapidamente para o gol – disse Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário