sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Presidente do Flamengo diz que trocar de técnico não é falta de profissionalismo



Eduardo Bandeira de Mello chegou à presidência do Flamengo apoiado em um discurso de modernização do futebol. Se por um lado, conseguiu profissionalizar a gestão do futebol, por outro mostrou que a cúpula do clube recorreu a um precedente comum aos dirigentes nacionais: a instabilidade quando o assunto são os treinadores. Em 20 meses de mandato, o Flamengo contou com seis técnicos. Mas Bandeira de Mello defende a sua gestão e culpa a cultura brasileira.

- Infelizmente isso é profissionalismo no Brasil. A variável de ajuste no caso de insucesso no futebol brasileiro, é sempre o treinador. Quando nós chegamos ao Flamengo, encontramos um treinador, o Dorival Júnior, que infelizmente estava com o salário incompatível com a situação que a gente estava vivendo naquele momento. Então nós tivemos que fazer a substituição. Veio o Jorginho, que é um treinador promissor, que está lá agora nos Emirados Árabes, com pele rubro-negra. Infelizmente, o trabalho do Jorginho começou a não render frutos em uma fase crucial no Campeonato Brasileiro e nós tivemos que dispensá-lo – recordou Bandeira.

Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo) 
 
Luxemburgo é o sexto técnico em 20 meses de gestão de Bandeira de Mello no Fla (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Ainda em 2013, depois de Jorginho, vieram Mano Menezes e Jayme de Almeida. Em 2014, Vanderlei Luxemburgo assumiu após a queda de Ney Franco, contratado para substituir Jayme de Almeida. Mas o mandatário rubro-negro entende que as mudanças ocorrem por necessidade

- (Depois do Jorginho) Veio o Mano Menezes, que estava na seleção brasileira, competência reconhecida. E ele não ficou porque não quis. Veio o Jayme de Almeida, excelente treinador, com ele fomos campeões da Copa do Brasil, tivemos um final de Brasileiro razoável e o início desse ano tivemos a vitória na Taça Guanabara. Infelizmente o futebol é uma coisa dinâmica e, às vezes, cruel. Quando os resultados não começam a acontecer e você começa a imaginar que poderia fazer outro tipo de trabalho, você substitui o treinador, isso não é uma característica do Flamengo e não é falta de profissionalismo - afirmou.

O presidente ainda grantiu que, apesar do troca-troca de técnicos, o clube tem o cuidado para não ficar no prejuízo e ter de arcar por muito tempo com salários de quem não está mais no clube.

- Todos esses treinadores que passaram pelo Flamengo receberam todos os seus salários. Não fizemos nenhum contrato com cláusulas extorsivas que nos levem a ficar pagando durante anos um treinador. Na verdade, é profissionalismo. Talvez a estrutura do futebol brasileiro leva que aconteça isso, quando os resultados são ruins. Com o Vanderlei tenho certeza que a coisa vai dar certo no longo prazo – resumiu Bandeira de Mello, apostando que Luxemburgo vá tirar o Flamengo da zona de rebaixamento.

Com 13 pontos em 14 jogos, o Flamengo ocupa a 19ª colocação e no próximo domingo o time tem um confronto direto com o Coritiba, no Couto Pereira, às 16h, na luta para sair da zona da degola no Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário