sábado, 19 de julho de 2014

Fanático: pernambucano transforma casa em "santuário" flamenguista

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. É essa a filosofia de vida do funcionário público Lucenildo Lima, 50 anos. Morador de Petrolina, no sertão pernambucano, ele transformou a casa em um santuário rubro-negro. O vermelho e preto está espalhado em todos os cantos da residência. Segundo o torcedor, sua coleção conta com mais de 500 peças do time do coração.

A frente da casa ficou com as cores do Flamengo  (Foto: Emerson Rocha) 
A frente da casa ficou com as cores do Flamengo (Foto: Emerson Rocha)
– É uma briga com a mulher porque ela compra alguma coisa  para colocar na estante e eu vou deixando de lado para colocar as coisas do Flamengo – conta Lucenildo.

A mulher do flamenguista, Lourdes Santos Souza, teve que aceitar algumas excentricidades do marido. Além de não ter espaço para expor os objetos que compra ou ganha de presente, ela viu a entrada de sua casa ficar com as cores do time carioca. Não satisfeito, Lucenildo já encomendou um portão novo, que assim como o sofá, cama, parede, será vermelho e preto.

 – Depois do que ele fez na parede da frente, tem que ser aprovado. O portão vai ficar mais bonito que a parede – brinca Lourdes, que também é flamenguista, mas, como ela diz, sem fanatismo.

Lucenildo Lima espalha a paixão pelo time em todos os cantos da casa (Foto: Emerson Rocha)Conforme crescia a paixão pelo Flamengo, Lucenildo aumentava sua coleção com objetos do clube.

– Eu fui me tornando uma referência de torcedor flamenguista. Por isso, a maioria das pessoas quando pensavam em me presentear, ou traziam alguma lembrança de viagem, me davam coisas do Flamengo. Assim surgiu esse santuário aqui em casa, mas a intenção não era essa. Porém, a coisa foi fluindo, fluindo e graças a Deus hoje está do jeito que está.

Assim como a maioria dos flamenguistas, Lucenildo está sofrendo com a fase negativa que o time passa no Brasileirão. Para ele, o rebaixamento do clube do coração é coisa inimaginável. Mas, caso aconteça, na cabeça do petrolinense, até a economia do país será afetada.


As cores do Flamengo fazem parte da vida da família  (Foto: Emerson Rocha) 
As cores do Flamengo fazem parte da vida da família (Foto: Emerson Rocha)

– Eu aprendi no ditado que depois de toda tempestade sempre vem a bonança. Eu espero que venha logo essa bonança, se não vai ficar ruim não só para o Flamengo, para a nação rubro-negra, mas para todo o Brasil. Se o Flamengo cair, vai gerar um déficit financeiro para o Brasil todo, infelizmente – prevê.

Pai de oito filhos, Lucenildo se orgulha de todos terem puxado o seu lado flamenguista. Também, não poderia ser diferente. Sempre que nascia algum herdeiro, a primeira roupa tinha que ser a do clube carioca. Porém, foi o caçula quem ganhou o nome do pai e carrega o mesmo fanatismo pelo time.


Filho mais novo segue o ritmo do pai (Foto: Emerson Rocha)– Desde pequenininho que tenho um monte de coisas do Flamengo. Quando o Flamengo perde eu me desespero, choro e fico nervoso – assume Juninho, de 11 anos.

Se dentro de casa Lucenildo conseguiu fazer com que todos os filhos fossem rubro-negros, na rua ele também tenda espalhar essa paixão. O funcionário público diz que já teve mais de 300 camisas do clube, e que gosta de fazer doações para aumentar o número de flamenguistas.

 – Gosto de dar as camisas para aumentar o número de correligionários. Como diz o nosso grande ídolo Junior, o Flamengo é uma nação e a gente não pode deixar de trazer mais torcedores para o nosso time – explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário