sábado, 28 de dezembro de 2013

Estreia e despedida: Zico faz belo gol e seu time vence Jogo das Estrelas

 
Uma estreia com um gostinho de despedida. Maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols, Zico atuou neste sábado pela primeira vez no mais tradicional estádio brasileiro após a reforma para a Copa do Mundo. Na 10ª edição do Jogo das Estrelas, a última da partida beneficiente em que o Galinho pretende atuar. E, apesar dos 60 anos, o eterno craque fez um belo gol e festejou a vitória dos Amigos do Zico por 7 a 3 diante das Estrelas do Brasil. Romário foi o artilheiro do jogo, com três gols.

E teve o prazer de promover uma reunião familiar, com três gerações da família Antunes, atuando ao lado do irmão Edu e do filho mais novo, Thiago Coimbra. E não jogou com o neto Felipe, de cinco anos, porque o menino ficou envergonhado e não quis entrar no minuto final da partida.


Para a 10ª edição da partida beneficente, o Galinho montou o seu time, os Amigos do Zico, com ex-companheiros dos tempos de Flamengo, como Júnior, Jayme de Almeida, Leonardo e Tita, e jogadores do time atual do Rubro-Negro, como Léo Moura, Elias, Hernane e Wallace. Além de Romário, que fez as pazes com o Galinho, após o rompimento com a polêmica do corte do Baixinho na Copa de 98, exatamente em Jogo das Estrelas, em 2009.

Do outro lado, na equipe das Estrelas do Brasil, ex-jogadores, como Ademir da Guia, um dos grandes ídolos da história do Palmeiras, Renato Gaúcho e o japonês Nakata.

Com o Maracanã com mais de 50 mil torcedores, a maioria de fãs do Flamengo, o agora tricolor Conca sofreu logo que tocou na bola, tendo que ouvir o coro "Segunda Divisão", relacionado ao rebaixamento do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Que não se concretizou com a perda de quatro pontos pela Portuguesa no STJD.

Mas rapidamente o coro da torcida se voltou para o dono da festa. Aos quatro minutos, Romário tocou para Zico, que dominou na entrada da área, driblou três marcadores, o goleiro Milagres para abrir o placar. Os gritos passaram a ser: "Ei, ei, ei, Zico é nosso rei". Três minutos depois, O Galinho voltou a mostrar categoria, aplicando um lindo drible em Gonçalves no meio-campo e lançando Hernane. O Brocador passou para Romário, que fez 2 a 0.


O time das Estrelas do Brasil diminuiu após o árbitro Wagner Tardelli marcar um recuo intencional de bola de Wallace para o goleiro argentino Fillol. Dupla que vai trabalhar junta no Fluminense, Renato Gaúcho cobrou a infração, rolando para Conca marcar. Mas Romário voltou a marcar aos 40, completando uma triangulação com Zico e Adílio.

Para o segundo tempo, apesar do cansaço e de reclamar de dores nos joelho, Zico seguiu em campo. Artilheiro do Maracanã desde a reinauguração em maio passado, Hernane lutou muito para balançar a rede no estádio pela última vez no ano. Mas chutou para fora frente a frente com Marcelo Lomba após receber um passe de calcanhar de Zico.

Se não conseguiu marcar, o Brocador, aos 17, deu um bom passe para Romário. O Baixinho mostrou a velha frieza e precisão na grande área para colocar a bola no canto esquerdo, ampliando para 4 a 1. Rafinha, Thiago Coimbra, filho mais novo de Zico, Wallace (contra), Ryan Zico e Beto completaram o marcador.

A festa de Zico só não foi completa porque ele não conseguiu convencer o neto Felipe de 5 anos, a jogar a seu lado no Maracanã. Envergonhado e assustado com a multidão no estádio, o menino chorou. Com a camisa 10, só aceitou entrar no gramado após apito final e fez uma tabelinha com o avô e balançou a rede. Para a felicidade do vovô.

Escalações:

Amigos do Zico: Fillol (Felipe), Leo Moura (Ibson), Jayme de Almeida (Juan), Wallace e Leonardo (Athirson); Júnior (Alcindo, depois Nunes), Elias (Beto), Tita (Adílio, depois Rafinha) e Zico: Hernane (Thiago Coimbra) e Romário (Edu).

Estrelas do Brasil: Milagres (Marcelo Lomba), Djair (Souza), Pereira (Rogério, depois Romarinho), Gonçalves (Jean) e Paulo César (Júlio César); Luisinho (Marcão, depois Lucas Piazon), Conca (Ryan Zico), Ademir da Guia (Emerson Sheik) e Nakata (Alex Dias); Renato Gaúcho (Edu Lima) e Cláudio Adão (Walter)


Nenhum comentário:

Postar um comentário