segunda-feira, 11 de março de 2013

Rafinha admite marcação forte após 'aviso' de Dorival: ‘Cabe a mim fugir’


O frenesi entre os torcedores já não é mais o mesmo, as últimas atuações já não foram tão boas, e o comandante já ligou o sinal de alerta. Seria exagero dizer que Rafinha vive seu primeiro momento de pressão como profissional, mas é fato que o destaque absoluto do Flamengo na Taça Guanabara passa por um período de provação. Apagado na semifinal contra o Botafogo, ouviu de Dorival Júnior o conselho de que é necessário se reinventar para seguir em evidência. E concordou com o treinador.

Figura determinante no 4-3-3 que marcou a campanha invicta do Rubro-Negro na primeira fase da competição, o jovem de 19 anos impressionou pela velocidade com que conduzia a bola e driblava. A estratégia de contra-ataques da equipe, por sua vez, sempre jogou a favor. Contra o Botafogo, o gol sofrido logo no primeiro minuto mudou o panorama, e Rafinha teve dificuldades para sobressair-se diante de uma defesa plantada e que não dava espaços.

Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo) 
Dorival orienta os jogadores no treino do Flamengo (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)

De fisionomia tranquila, como de costume, o atacante atendeu à imprensa nesta segunda, no Ninho do Urubu, pela primeira vez após a derrota e admitiu que tem percebido uma atenção especial dos defensores adversários e apontou caminhos para atender ao pedido de Dorival.

- Recebo (a declaração do treinador) como um aviso. Tudo é questão de adaptação. Quando subi, tive que me adaptar. Agora, isso acontece novamente. Os marcadores chegam mais forte, fazem esquema, sempre tem um na cobertura. Às vezes, chega o lateral e o volante. Cabe a mim fugir disso. Tenho que me movimentar mais, ir de um lado para o outro, participar mais do jogo, tentar furar esse bloqueio. O Dorival já lançou muitos jovens, conhece bem e sabe o que faz. Tem muita coisa positiva em tudo isso que ele está falando.

Na estreia na Taça Rio, quarta-feira, contra o Resende, no Engenhão, Rafinha naturalmente atuará de forma diferente. Ao contrário do que foi costume na Taça GB, com Nixon ou Carlos Eduardo atuando na lateral oposta a sua, ele terá Rodolfo, que atua mais centralizado no meio-campo, como companheiro. Entrosamento, no entanto, não será problema, garantiu.

- Acho os dois (Rodolfo e CE10) com as mesmas características: habilidosos e rápidos. Vamos continuar trocando de posição. Não dá para ficar muito parado. Isso facilita a marcação. Converso bastante com ele (Rodolfo). Então, vai ser tranquilo o entrosamento.

Outra novidade para partida deve ser a entrada de Alex Silva na vaga de Wallace na defesa. O zagueiro foi titular no coletivo realizado nesta segunda.

- Nosso grupo é muito forte. Quem entra ou sai, continua a mesma coisa. O Alex é um cara experiente e vai ajudar bastante - elogiou Rafinha.

A tendência é que o Flamengo estreie na Taça Rio com Felipe, Léo Moura, Alex Silva, González e João Paulo; Cáceres, Elias, Ibson e Rodolfo; Rafinha e Hernane.




Nenhum comentário:

Postar um comentário