quinta-feira, 14 de março de 2013

Estruturas dos telões do Maracanã começam a ser colocadas

Palco das finais da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, o Maracanã começou mais uma etapa importante de sua reforma. Após a conclusão da instalação do gramado, a Secretaria de Obras do Rio de Janeiro iniciou o processo de colocação das estruturas metálicas dos quatro placares eletrônicos de 100 metros quadrados cada um. Eles ficarão na direção das bandeirinhas de escanteio e ainda receberão as placas de LED de alta tecnologia.

Além disso, está prevista a infraestrutura para uma câmera spider, operada por controle remoto e suspensa sobre o gramado, que terá mobilidade para captar imagens aéreas de qualquer parte do campo.

Estrutura telão estádio Maracanã (Foto: Érica Ramalho) 
Estruturas metálicas dos futuros telões do Maracanã são instaladas (Foto: Érica Ramalho)

Cultivada durante cinco meses em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a grama do Maracanã já está completamente colocada no campo. Rolos de 18 metros de comprimento por 1,20 de largura foram levados para o estádio no período da noite entre sábado e terça-feira.

Agora, os trabalhos se concentram, principalmente, na cobertura. A lona de teflon e fibra de vidro com 68,4 metros de comprimento está sendo colocada por um grupo de alpinistas. Ela vai cobrir cerca de 76 mil dos mais de 79 mil assentos previstos no projeto. A Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP) espera concluir mais da metade da lona até o próximo fim de semana. Além disso, cerca de 22 mil cadeiras já foram instadas no estádio e formarão um mosaico das cores do Brasil.

Estrutura telão estádio Maracanã (Foto: Érica Ramalho) 
Telões serão de alta resolução e ficarão na direção das bandeirinhas (Foto: Érica Ramalho)

O futuro Maracanã contará com 231 banheiros, 17 elevadores, 12 escadas rolantes e seis rampas de acesso. O projeto está orçado em R$ 808,4 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal. O estádio terá capacidade para 78.639 pessoas.

De acordo com consórcio responsável pela construção do Maracanã, as reformas já atingiram 87% de conclusão. Cerca de 6.500 operários trabalham na obra. A data da entrega é dia 27 de abril, quando acontecerá o primeiro evento-teste. O segundo será em 8 de maio. Por último, no dia 2 de junho, Brasil e Inglaterra vão se enfrentar com 80% da capacidade do estádio.

Na Copa das Confederações, serão três partidas: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão (30 de junho).

Info-TELOES_MARACANA (Foto: Infoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário