segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Preparador garante Fla com fôlego e em boa forma contra o Real Potosí



antonio mello luxemburgo flamengo treino (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Serão 22 dias em busca de fôlego. O Flamengo vai precisar de ar para não ficar pelo caminho na primeira fase da Libertadores da América. O time estreia no dia 25 de janeiro, contra o Real Potosí, em Potosí. Jogo a 4.000 metros acima do nível do mar. No próximo dia 3, o grupo rubro-negro volta aos treinos no Ninho do Urubu e viaja no dia seguinte para Londrina. No interior paranaense, serão 11 dias de treinos físicos, técnicos e táticos. A pré-temporada vai continuar na Bolívia. Do dia 17 até a véspera do jogo, a preparação ocorrerá em Sucre, cidade que fica a 164 km do local do confronto, numa altitude de 2.800 metros.

O preparafor físico Antônio Mello diz que é tempo suficiente para a adaptação dos jogadores. Segundo ele, a antecipação da viagem àquele país será fundamental para que os efeitos sejam minimizados. Ele assegura que os jogadores estarão perto da forma física ideal para a partida.

- O tempo é suficiente para colocarmos os jogadores perto do condicionamento ideal. O Vanderlei (Luxemburgo) programou dois amistosos em Londrina (um deles contra o Londrina) e deve fazer um jogo-treino em Sucre. Não podemos confundir aclimatação com adaptação. Para a aclimatação, seria preciso passar 20 dias na Bolívia. O que faremos nesses dias é adaptar os jogadores às condições da altitude. Os treinos serão bem específicos e vamos medir o desconforto respiratório, faremos um trabalho anaeróbio, atividades com bola o mais próximo possível das condições de jogo. Vou fazer a identificação da velocidade da bola, dos atletas, da recuperação respiratória. O jogo será a 4.000 metros de altitude e vamos treinar a quase 3.000. É muito próximo. Alguns clubes preferem chegar lá muito em cima do jogo, mas acho perigoso.

Em 2011, a preparação do Flamengo também ocorreu em Londrina. A diferença é que 2012 começa com uma decisão. Mello terá de aprontar o time mais rápido.

- Este ano, aproveitamos os primeiros jogos do Carioca para colocar o grupo em forma. Agora, será um pouco diferente. Mas a bola vai entrar nos treinos físicos logo no princípio. Trabalhamos assim há 30 anos.


O time boliviano foi adversário rubro-negro na Libertadores de 2007. A chegada da delegação ocorreu dois dias antes da partida de ida, e os jogadores sofreram com o ar rarefeito. Apesar do problema, conseguiram um empate heroico. Depois de sofrer dois gols, o time buscou a igualdade. No Rio, vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã.

Em 2009, com o Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo também enfrentou o Real Potosí na primeira fase da Libertadores. O Alviverde ficou em Sucre, chegou à Bolívia no sábado e jogou na quarta-feira seguinte em Potosí. Os paulistas venceram por 2 a 0 e se classificaram. Na ocasião, no entanto, aquele era o jogo de volta. Na ida, em São Paulo, vitória por 5 a 1.

Férias sem regras, mas com moderação

Por conta da Libertadores, o Flamengo vai estrear no Carioca, dia 21, contra o Bonsucesso, com um time reserva. O jogo contra o Postosí, o segundo do ano, já será decisivo. Mello explica que os jogadores não chegaram a receber uma cartilha da comissão técnica, mas foram aconselhados a aproveitar o tempo livre de forma moderada.

- Todos foram liberados para curtir a vida, não foi um ano fácil, inclusive emocionalmente. Os jogadores passaram por muita pressão para conquistar a vaga na Libertadores. Mas é claro que todos foram avisados e sabem que não podem exagerar, precisam saber que têm limites, são atletas.

Programa especial para Alex Silva, Luiz Antonio e Maldonado

alex silva flamengo   (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
O preparador explica que três atletas têm de dividir as férias entre lazer e treinos. O zagueiro Alex Silva e os volantes Luiz Antonio e Maldonado seguem um programa de exercícios físicos de fortalecimento muscular.

- São três jogadores que passaram por cirurgias na carreira e necessitam de musculação ou fisioterapia. Alex Silva e Maldonado precisam fortalecer a musculatura da perna por terem operado joelho. O Luiz Antonio faz fisioterapia diariamente por conta das cirurgias nos ombros.

Além do trio, Darío Bottinelli realiza musculação durante as férias na Argentina. No caso dele, o problema foi uma fratura no pé esquerdo, sofrida em outubro. Segundo o médico José Luiz Runco, ele deve iniciar a pré-temporada com o grupo normalmente.

O jogo de volta entre Flamengo e Real Potosí será em 1º de fevereiro, no Rio. O classificado vai entrar no Grupo 2 da Libertadores, que tem Emelec, do Equador, Lanús, da Argentina, e Olimpia, do Paraguai.

Programação da pré-temporada do Fla:

Dia 3 de janeiro – Reapresentação no Ninho do Urubu às 9h;
Dia 4 - treino em dois períodos no Ninho do Urubu e viagem para Londrina à noite;
De 5 a 15 - Treinos no CT da SM Sports e realização de dois amistosos (Londrina e Corinthians – este último ainda depende de confirmação);
15 - Delegação deixa Londrina, segue para Guarulhos e ficará hospedada perto do aeroporto;
16 - Treino no CT do Corinthians e viagem no fim do dia para Santa Cruz de La Sierra;
17 - Grupo viaja para Sucre;
17 a 25 - Treinos até o dia do jogo e viagem a Potosí horas antes do confronto. A delegação volta depois da partida para Sucre;
26 - Viagem para Santa Cruz de La Sierra e retorno ao Rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário