quinta-feira, 31 de março de 2011

Sasaki: 'Não quero ser só uma promessa. Quero virar realidade'

O ginásio em São Caetano começou a ficar pequeno para as pretensões de Sergio Sasaki. Não tinha os espelhos de que tanto precisava. Não tinha ninguém melhor do que ele para fazer dos treinos diários uma competição. Há dois meses, encontrou tudo o que procurava no Flamengo. E se viu em uma situação delicada quando foi convocado pelo técnico Renato Araújo para o primeiro desafio interno numa sessão de treinamento. Ficou assim, meio sem jeito, como quem acha uma falta de respeito ganhar daqueles ginastas que sempre admirou. Aos poucos, ele vem se acostumando à rotina. Foi o melhor algumas vezes, perdeu outras, mas sempre tirando proveito da experiência e das dicas dadas por Diego Hypolito e Victor Rosa. Aos 19 anos, Sasaki é apontado como a grande promessa da ginástica artística masculina. Mas ele tem pressa.

Ginástica Sérgio Sasaki Junior Mundial de Roterdã (Foto: AFP)Sergio Sasaki durante sua apresentação nas paralelas no Mundial de Roterdã (Foto: AFP)
 
- Tenho que treinar cada vez mais para não desapontar as pessoas que acreditam em mim. Dizem que sou o herdeiro, a promessa, e isso me dá mais vontade de treinar. Não vejo como uma coisa ruim, mas como um reconhecimento forte. Não quero ser só uma promessa. Quero virar realidade. Onde eu treinava não tinha pessoas melhores do que eu, nem um espelho para melhorar. Agora tenho o Diego e o Victor, que são mais velhos, experientes. Sou fã deles desde pequeno, quando sonhava ser da seleção e isso acabou virando realidade. Ainda é estranho para mim treinar e disputar com eles. Essas competições no treino dão uma pressão, né? - ri.

A ideia é mesmo essa. Além de motivação, Sasaki vai aprendendo a controlar o lado emocional, algo fundamental para um "moleque", como ele mesmo se define. Aprende também a ouvir e tomar o gosto pela perfeição com o bicampeão mundial do solo, depois de cada movimento mal executado.

- Diego é o mesmo que um pai. Dá puxão de orelhas quando cometemos algum erro. Quer ver todo mundo bem. Sou um moleque para a ginástica e quero nos Jogos do Rio-2016 ter a experiência que ele tem. Quero ser melhor do que Diego e Victor. Penso em conquistar o meu espaço e ter meus resultados. O Diego tem os dele e sei que não vai parar tão cedo. O que preciso é controlar a ansiedade e o nervosismo.

Apesar deles, Serginho conseguiu uma façanha. Em 2009, ainda juvenil, chegou à final do individual geral no Mundial de Londres. Garantiu, para seu espanto, a última vaga nas eliminatórias (24ª colocação) e terminou em 19º, assegurando o melhor resultado de todos os tempos da ginástica masculina na prova. No ano passado, uma lesão no pé sofrida na véspera da disputa em Roterdã e um problema com um trampolim comprometeram a atuação. Mas ele não se perdoa até hoje. Diz que não podia ter perdido aquela oportunidade.

E não está disposto a desperdiçar mais nenhuma. Para ajudar o Brasil a garantir um lugar no torneio por equipes nas Olimpíadas de Londres-2012 e, de quebra, conquistar uma vaga numa prova individual, ele subiu o nível de dificuldade de suas séries, apresentando notas de partida semelhantes às dos melhores atletas do mundo. Os primeiros testes estão sendo feitos na etapa de Doha da Copa do Mundo, nesta semana. Também quer tirar proveito do período de treinamento que será feito na Alemanha, de 10 a 23 de abril.

- Converso muito com o Sasaki. Digo que ele pode ser finalista e buscar medalhas na Copa do Mundo e até no Mundial. Agora no Flamengo, ele vai ter boas condições de treino e novos aparelhos (da mesma marca que será utilizada nos Jogos de Londres) que estão para chegar em abril. Tem ainda a companhia de Diego e Victor, que vão dar muita experiência para ele. Estou fazendo disputas internas, que criam um espírito de competição. Eles gostam. Diego dá dicas e conselhos no salto e no solo. Sasaki tem toda a chance de ir a essa Olimpíada.  Desde os 17 anos vem ganhando medalhas em torneios internacionais.Tem um bom salto, mas aposto muito no solo dele. Ele é um bom herdeiro de Diego - elogia o técnico Renato Araújo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário