quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Desfalcado, Flamengo sofre derrota fora de casa

A promessa para o fim de semana é de festa e descontração nos eventos do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil. Tudo bem, mas só a partir de sexta-feira. Na noite de quinta, Flamengo e Franca não quiseram saber de afagos e disputaram um jogo repleto de tensão, como manda o figurino da rivalidade. No fim das contas, o dono da festa foi o público do Pedrocão, que viu os francanos saírem com a vitória por 101 a 91.

- Esse foi jogo de campeonato, a amizade fica pra depois. Dentro da quadra é a gente contra eles. O grupo trabalhou para a bola chegar na minha mão, então a vitória é da equipe - disse Vitor Benite, cestinha de Franca com 26 pontos.

Adiada no início do NBB, a partida valeu pelo primeiro turno do campeonato. A partir desta sexta, a tensão sai de quadra para dar lugar ao entretenimento. Na noite de sexta, a partir das 19h, a programação inclui desafios de habilidades, três pontos e enterradas, além do jogo histórico entre ex-jogadores de Franca e um combinado de Sírio e Monte Líbano. No sábado, às 10h, é a vez do evento principal, o Jogo das Estrelas, com brasileiros e estrangeiros de enfrentando. A TV Globo transmite ao vivo.

Nesta quinta, Franca contou com grandes atuações de Vitor Benite e Drudi – o primeiro fez 26 pontos, e o segundo, 24. Márcio Dornelles ainda contribuiu com 19. Pelo lado adversário, Marcelinho foi o cestinha com 38, seguido pelos 21 de Bábby. Foi a nona vitória francana em 13 partidas. O Flamengo sofreu a terceira derrota em 12 jogos.

Sem Helinho, suspenso por agredir o ala Marquinhos na última rodada, contra o Pinheiros, Hélio Rubens mandou à quadra Fernando Penna e Benite. Com a dupla afinada e Drudi aparecendo bem pelos lados do garrafão, a equipe da casa abriu 7 a 0. O Pedrocão ainda estava vazio, com a torcida chegando, quando os francanos ampliaram para 18 a 6.

Muito vaiado e batendo boca com os árbitros, Marcelinho não conseguia render. A defesa do Flamengo também não, sentindo falta do americano Teague, bom marcador de perímetro, que não jogou porque ainda não estava inscrito na data original da partida, adiada no início do torneio.

Uma cesta de três de Guilherme Teichmann cortou a diferença para cinco pontos, mas ela logo voltou para dez num tiro certeiro de Rogério. Com Marcelinho zerado, o clube carioca não encontrava respostas. Ao fim do primeiro quarto, Franca 27 a 19.

No início do segundo período, as arquibancadas laterais já tinham enchido. Quem estava mais perto da quadra aproveitava para pressionar a arbitragem, ainda que fosse preciso se debruçar na grade e encher os pulmões a poucos metros dos juízes. As vaias aumentaram porque Marcelinho voltou melhor, acertando dois arremessos seguidos. O ala do Fla, no entanto, perdeu o controle ao fazer uma falta de ataque. Insatisfeito com a marcação, aplaudiu de forma irônica, levou uma técnica e foi sacado pelo técnico argentino Gonzalo García.

Os erros se acumularam dos dois lados, e Franca ainda mantinha a diferença na casa dos dez pontos. O Flamengo cortou para sete a dois minutos e meio do fim. Marcelinho ainda voltou para tentar o último arremesso, mas errou. Com boas atuações de Benite, Márcio e Drudi, os donos da casa foram para o intervalo vencendo por 45 a 39.

Fernando Penna na partida do Franca contra o FlamengoFernando Penna tenta a jogada marcado pelo armador Fred, do Flamengo (Foto: Levi Fanan / divulgação)

O show de arremessadores de bumerangues no intervalo divertiu a torcida, mas não acalmou os ânimos dos jogadores. Na volta para o terceiro período, muitos erros e um clima tenso que nada tem a ver com a festa que promete se instalar no Pedrocão no fim de semana.

Franca mantinha a ponta, mas não conseguia deslanchar. Bábby ainda levou uma técnica por jogar a bola com força para a árbitra após a marcação de uma falta. Duda também levou a sua, por simulação. Logo em seguida, continuou reclamando, levou a segunda e deixou a partida. Aproveitando o descontrole emocional do adversário, o time anfitrião virou para os últimos dez minutos com dez de vantagem: 73 a 63.

Os cariocas ainda voltaram dispostos a cortar a diferença, com Marcelinho comandando o ataque, mas o time de branco respondia com Dedé e Benite. O Fla ainda reduziu de novo para cinco com uma ponte-aérea monstruosa de Marcelinho para Teichmann, que só não arrancou o aro porque estava bem preso. Por alguns segundos, o ginásio ficou em silêncio. Coube a Benite responder em seguida com mais um arremesso certeiro. E logo depois Teichmann foi eliminado com a quinta falta, deixando os visitantes numa enrascada, sem força no garrafão.

A partir dali, Franca só controlou o placar, que voltou à casa dos dez pontos de diferença. Era o bastante para a torcida, que nesta quinta não queria saber de jogadas de efeito. Queria ganhar. E ganhou. No fim, mais um momento de tensão. Rogério arremessou no último segundo, quando a partida já estava deicidade, e acertou. Marcelinho não gostou da atitude e foi tirar satifações com o adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário