terça-feira, 10 de março de 2015

Às vésperas da decisão no Rio, vice do Flamengo volta a fazer apelo por ginásio

A primeira batalha o Flamengo venceu sem nem precisar entrar em quadra. Mesmo diante de concorrentes de peso, o clube carioca levou a melhor sobre Bauru e Peñarol, que também se candidataram, e conquistou pelo segundo ano consecutivo o direito de sediar o Final Four da Liga das Américas, sábado e domingo, no Maracanãzinho. Além de ser o atual campeão do torneio, a excelente estrutura montada nas finais da competição continental e da Copa Intercontinental da temporada passada, em dois ginásios diferentes, e o fato de o Rio de Janeiro ser a sede das próximas Olimpíadas foram suficientes para que a Federação Internacional de Basquete (FIBA) optasse mais uma vez pela Cidade Maravilhosa. Quem pelo visto a diretoria rubro-negra não tem conseguido convencer é a prefeitura do Rio de Janeiro, responsável em liberar a licença para começar a construção de um ginásio multiuso na Gávea.


Flamengo Basquete (Foto: Marcello Pires) 
Marcelinho (primeiro à esq), Marquinhos, Marcelo Vido, Alexandre Póvoa, José Neto e Nicolas Laprovittola compareceram a coletiva que formalizou o Flamengo como anfitrião do Final Four da Liga das Américas (Foto: Marcello Pires)


Diante de sua torcida, o Flamengo começa a luta pelo bicampeonato no sábado, às 20h15, no Maracanãzinho, diante do Pioneros, do México. Na preliminar, marcada para às 18h, Bauru e o bicampeão Peñarol, da Argentina, disputam a primeira semifinal. O SporTV transmite as semifinais e a final da Liga das Américas neste fim de semana. O assinante do Canal Campeão também pode acompanhar tudo no SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha Tempo Real.

Após explicar as razões que levaram o Rio de Janeiro a ser escolhido mais uma vez como sede das finais da Liga das Américas, o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, voltou a fazer um apelo aos representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Centro de Operações Prefeitura do Rio de Janeiro (CET-RIO) pela liberação da construção do ginásio rubro-negro. 

- Não estamos pedindo favor nenhum e ninguém para facilitar nada. Só queremos que os órgãos responsáveis resolvam os trâmites burocráticos e liberem a licença. Nosso projeto está todo financiado, com dinheiro 100% privado. Nenhum dinheiro estatal. Só dependemos da licença para começar a construção. Estamos a um ano e meio das Olimpíadas no Rio, temos um projeto pronto e o processo segue tramitando em órgãos públicos há um ano sem nenhuma solução. De lá para cá não tivemos nenhum avanço. Em qualquer lugar do mundo nós seríamos incentivados a construir um ginásio, menos aqui. O Flamengo tem o estacionamento dele, daqui a um ano vamos ter um metrô, não vejo mais porque não ser liberado. É um ginásio de 4 mil pessoas, não estamos falando de nada excepcional. Temos o Maracanãzinho e a Arena, mas que são inviáveis para os jogos do dia a dia - desabafou Póvoa. 


A arena, que no projeto inicial deveria ser entregue até o fim de 2015, não seria apenas a casa do basquete rubro-negro. A ideia da diretoria é receber também outros esportes. Segundo o dirigente, o local também poderia se tornar uma opção de treinamento para delegações de países que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016.

Ainda sobre as finais do próximo fim de semana, o vice-presidente de esportes olímpicos rubro-negro praticamente repetiu o discurso de um ano atrás.

- Vindo para cá me lembrei que há um ano nós estávamos aqui com apenas um NBB conquistado e uma ansiedade muito grande de poder vencer a Liga das Américas e o Mundial pela primeira vez. Um ano se passou e nós conseguimos realizar tudo que traçamos. Agora vamos atrás de novos objetivos. Eu sempre disse que o Flamengo pode vencer ou perder, mas tem que pensar grande sempre. Por isso fizemos um esforço enorme para trazer o Final Four para o Rio de Janeiro. Sabemos que esse ano vai ser muito mais complicado, mas somos o único time dos quatro do ano passado que está aqui novamente. Mantivemos a regularidade e estamos otimistas - afirmou.

Quem parece não ter dúvidas sobre o sucesso do Flamengo é o presidente Eduardo Bandeira de Mello. Ao abrir a coletiva, o dirigente mostrou todo seu otimismo com diante do técnico José Neto e dos jogadores Marcelinho, Marquinhos e Nicolas Laprovittola.

- A diretoria fez um esforço muito grande e estamos muito orgulhosos de poder receber pelo segundo ano consecutivo o Final Four aqui no Rio. Pode ter certeza de que mais uma vez vamos ganhar. Confio na capacidade desses craques e no trabalho da comissão técnica comandada pelo José Neto - disse o presidente, que deixou a coletiva antes do fim.  

Arena Multiuso do Flamengo (Foto: Divulgação) 
Diretoria já apresentou o projeto da Arena Multiuso do Flamengo (Foto: Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário