domingo, 8 de fevereiro de 2015

Problemas à parte, Luxa valoriza o Carioca: "Campeonato gostoso"

Resende x Flamengo (Foto: Ivan Raupp)O Flamengo jogou fora de casa na noite de sábado, pela terceira rodada do Campeonato Carioca, mas isso não quer dizer que o adversário jogou em casa. Devido à limitação de público (tem apenas 960 lugares liberados pelo Corpo de Bombeiros) e às dificuldades para transmissão de televisão no Estádio do Trabalhador, o Resende precisou alugar o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para enfrentar o Rubro-Negro. A maioria dos times pequenos do Rio, como Madureira, Cabofriense e Barra Mansa, passa pela mesma situação e não pode mandar os jogos contra os grandes em seus estádios. É o resultado da falta de estrutura desses clubes de menor porte. Treinador do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo analisou a situação após a vitória por 2 a 1 sobre o Resende.

- Houve uma mudança muito forte no campeonato. Você tinha Madureira, Olaria, Bonsucesso, Campo Grande, Bangu, Goytacaz, Americano... Depois veio Itaperuna, Volta Redonda, e todos esses eram os jogos fora naquela época. Hoje os times que adquirem o direito de estar na primeira divisão não podem jogar nos seus campos. O Resende adquiriu o direito de jogar na primeira divisão, e a população de Resende não vê o seu time jogar na cidade porque o campo não permite que joguem lá. Em outras cidades a mesma coisa acontece. Para ir para a primeira divisão, a primeira coisa que tem que ver é a condição do seu clube, se tem estádio que ofereça a condição para se ter um jogo de futebol. A cidade seria privilegiada de poder levar um grande clube para lá. Mas, do jeito que está, os clubes são obrigados a tirar as partidas de seus campos e a jogar em outros estádios. Não é crítica, senão me punem lá (risos), mas tem que ver a condição dos clubes que estão na primeira divisão, se eles têm condição e estrutura para estar na elite.

 Luxemburgo passou a maior parte de sua carreira como treinador em São Paulo e disputou poucos Cariocas, mas o suficiente para enxergar um glamour diferente no campeonato do Rio de Janeiro, apesar dos problemas que o cercam.

- A gente está acostumado com Campeonato Paulista. Em Ribeirão Preto tem dois estádios maravilhosos. Em Campinas tem dois estádios. Isso mexe um pouquinho. Mas (o Carioca) é um campeonato gostoso, bonito, bom de participar. Sou carioca e está tudo bem. Não é uma crítica, só um comentário.

Atual campeão e recordista de títulos do Carioca, o Flamengo tem sete pontos em três jogos na edição 2015 do campeonato e volta a campo na próxima quarta-feira, contra a Cabofriense. A partida será realizada às 22h (de Brasília), no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário