quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Com direito a apelido carinhoso, Luxa brinca para tirar inibição de Thallyson


Luxemburgo e Thallyson, Flamengo treino (Foto: Gilvan Souza/Flamengo)A timidez de Thallyson foi logo percebida em sua chegada ao Flamengo. Apesar de sorridente e simpático na maior parte do tempo, o lateral-esquerdo pouco falava e muitas vezes se mostrava deslocado. Sair de Alagoas, onde jogou pelo ASA, e cair no clube de maior torcida do Brasil por si só já poderia ser um inibidor. Além disso, o atleta traz algo incomum nos esportes em geral: é portador de malformação congênita na mão esquerda e tem os dedos bem pequenos. O treinador Vanderlei Luxemburgo acredita que isso contribui, sim, para o comportamento mais travado de Thallyson, mas trata o tema com extrema naturalidade. O comandante rubro-negro tem se esforçado para descontrair o ambiente quanto a isso e, segundo o próprio, tem dado resultado. Luxa até colocou um apelido carinhoso no pupilo.

- Sabemos que ele tem um problema de ordem física, e isso é um fator inibidor da própria sociedade, que já olha de maneira diferente. Não vamos enganar ninguém. E ele também naturalmente se sente mais inibido. Você pode ver que às vezes ele está com a mão no bolso, porque é uma coisa que deve incomodá-lo. Mas ele é descontraído. Eu mandei contratá-lo sabendo disso, e isso não o impede de jogar bola. O importante é jogar. Ele também bate arremesso lateral. E desde o primeiro dia dele aqui procurei fazer disso uma coisa natural, normal. Que ele não tenha nenhum fator inibidor com isso. Eu o chamo de "Cotoquinho", brinco com ele, falo que leva vantagem sobre outras pessoas porque aquilo ali pode servir para muitas coisas (risos), para descontrair, deixá-lo à vontade. O nordestino tem essa coisa descontraída, e ele também vai na onda. Isso está sendo fantástico. O grupo o aceitou. Ele está totalmente solto. Essa maneira como nós o estamos tratando vai ajudá-lo a botar para fora - disse.

Em sua apresentação no Flamengo, ainda na pré-temporada em Atibaia-SP, Thallyson mostrou personalidade ao comentar sobre o assunto e também brincou.

- Essa mãozinha ainda vai ajudar muito o Luxemburgo. Nunca me atrapalhou, só ajuda, me dá ainda mais força. No hora que precisar, podem ter certeza que terei muita disposição. A mãozinha vai fazer o possível e o impossível para ajudar.

Em campo, Thallyson começou muito bem a pré-temporada, com direito a gols, passes e boas atuações nos treinos. Mas ele caiu de produção, com falhas principalmente no setor defensivo, e viu Anderson Pico tomar conta da lateral esquerda. Com Pico lesionado, o camisa 16 terá a primeira chance como titular nesta quinta-feira, contra o Boavista, no Maracanã. E ele ganhou moral com Luxemburgo após ter um desempenho além do esperado nos testes físicos.

- O Thallyson tem um potencial fantástico. Foi o melhor no teste de avaliação física que fizemos. O cara saiu lá de Arapiraca e foi o melhor no teste aqui, sinal de que tem uma base boa para poder trabalhar - declarou o treinador.

O duelo entre Flamengo e Boavista será às 19h30 (de Brasília). O Rubro-Negro iniciou a rodada como vice-líder do Campeonato Carioca, com 10 pontos, e caiu para quinto após os jogos de quarta-feira, mas pode alcançar a liderança. Para isso, precisa derrotar o rival desta quinta por pelo menos dois gols de diferença, desbancando o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário