sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Joia 2013: Samir vence a balança, ganha ajuda da mãe e espaço no Flamengo



Samir zagueiro Seleção sub 20 (Foto: Divulgação)
Há um ano e meio, Samir chegou ao Flamengo para retomar o sonho de ser jogador de futebol. Pouco a pouco, ele começa a realizá-lo. Destaque do time júnior do Flamengo, o zagueiro de 18 anos foi eleito o craque da Taça BH deste ano, desempenho que o levou à seleção brasileira sub-20. Na Granja Comary, em Teresópolis, Samir se prepara para a disputa do Sul-Americano da categoria, que será realizado entre janeiro e fevereiro, na Argentina, e surge como forte candidato a joia rubro-negra para a próxima temporada. Em breve, espera figurar entre os profissionais do clube.

- Posso dizer que esse é o primeiro grande ano da minha vida. Houve uma reviravolta depois que saí do Fluminense, a minha participação na Taça BH, fui eleito o melhor jogador, e ter sido convocado para a seleção brasileira.

A passagem frustrante pela base do Fluminense quase o fez desistir. O zagueiro mudou de planos, trabalhou a ideia de cursar a faculdade de Engenharia Civil e aprender inglês. Os pais o incentivaram a persistir no futebol. A mãe, Dona Mara, bateu de porta em porta, de clube em clube, à procura de testes para o filho.

- Fico muito feliz por ter passado por isso e por dar a volta por cima. Minha mãe está muito feliz, sempre me incentivou, sabia que eu tinha qualidade. Correu atrás para mim no Vasco, no Audax-RJ.

Entre os problemas para ficar no Fluminense, ele encarou a briga com a balança. Gordinho e baixinho, não conseguiu se firmar. No Audax-RJ, conseguiu aparecer e chamou a atenção do Flamengo. Samir chegou emprestado, mas o Rubro-Negro comprou 60% de seus direitos econômicos e firmou um vínculo até 2015. O menino gordinho e baixinho esticou, agora está com 1,88m e tem a versatilidade como um dos pontos fortes.

- Fui revelado como zagueiro, passei pelo Fluminense como zagueiro, mas no Audax cheguei a jogar como volante um ano todo. Quando cheguei ao Flamengo, cheguei como zagueiro, mas também atuei como volante em alguns jogos na temporada, joguei na lateral esquerda também porque o técnico estava precisando. Sou canhoto, jogo em qualquer posição, tenho certa habilidade (risos).

Samir zagueiro do Flamengo sub 20 (Foto: Divulgação) 
Samir, abraçado a Mattheus, companheiro no Fla e na seleção sub-20 (Foto: Divulgação)

A rotina de preparação na Granja Comary tem sido intensa. A participação no Sul-Americano ainda não é certa. O técnico Emerson Ávila fará cinco cortes.

- A preparação está sendo puxada, o grupo não está formado ainda, todo mundo está querendo garantir um lugar. Tenho trabalhado forte para estar na lista final e ser campeão do Sul-Americano. Depois, queremos o Mundial. Isso com certeza vai ajudar a chegar ao profissional do clube.

Na Seleção sub-20, Samir tem a companhia de outros dois rubro-negros. O meia Mattheus e o meia-atacante Adryan já fazem parte da equipe profissional do Flamengo e servem de exemplos para o defensor.

Samir zagueiro do Flamengo sub 20 (Foto: Divulgação)
 - Só falta um empurrãozinho para virar profissional. Acho que depende muito do meu desempenho na Seleção também. Joguei com Mattheus e Adryan no Carioca, na Copa São Paulo. Desejo o melhor para os meus amigos e sei que logo estarei com eles no profissional. Não tenho pressa.

No que depender de Dona Mara, empurrão não vai faltar. Filho único, Samir tem a mãe como maior incentivadora. A mais rigorosa também.

- Ela é muito ciumenta, cobra muito. Chega a ser chata, mas é para o meu bem (risos). Sou filho único, tem hora que fico bolado com ela. Antigamente, quando não tinha Seleção, ele pegava mais leve. Agora cobra muito, mas é um grande incentivo.

 Samir em treino no Ninho (Foto: Divulgação)

Ficha do jogador:

Nome: Samir Caetano de Souza Santos
Posição: zagueiro
Naturalidade: Rio de Janeiro
Idade: 18 anos (05/12/1994)
Chegada ao Flamengo: 2011
Clubes que defendeu: Fluminense e Audax-RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário